Ecos do Verde propõe ampliar a coleta solidária do lixo seco

  • Associação agradeceu apoio do Governo Municipal e apresentou projeto para ampliação do trabalho, que recicla mensalmente cem toneladas de lixo seco, garantindo renda para 50 famílias

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 27/07/2021 às 07:55   |   Imprimir

A direção da Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde reuniu-se com o prefeito Jacques Barbosa na manhã desta segunda-feira (26) para agradecer o apoio do Governo Municipal e tratar sobre novos projetos.
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano concluiu a montagem de duas esteiras na usina de triagem. Essa instalação complementa o projeto de incentivo a Associação, que contou neste ano com a entrega por parte do Governo Municipal de dois dois caminhões, um trator, esteiras, esteira para triagem, prensas hidráulicas, 60 conjuntos de lixeiras, 15 containeres com capacidade de mil litros, balança digital para uma tonelada, uniforme e equipamentos de proteção individual, além de outros, orçados em R$ 1.174.000,00. Os recursos são oriundos do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal e integram o Projeto Coleta Mais Limpa, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente com a cooperação técnica do Ministério Público Estadual de Santo Ângelo (MP/RS).
A direção da Associação foi acompanhada pelo vereador Gilberto Corazza (PT). O deputado estadual Eduardo Loureiro e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros.
Segundo a presidente Carla Martiane Nicoletti, disse que com a estruturação, a Associação está se organizando para ampliar os serviços prestados na coleta seletiva solidária. A Ecos do Verde possui 25 anos de atividades na seleção dos resídios sólidos produzidos em Santo Ângelo e trabalhando com a preservação ambiental, especialmente a correta separação do lixo doméstico. São 50 associados que reciclam cem toneladas mensais de material seco. “Com as máquinas e os novos equipamentos, podemos aumentar o número de trabalhadores e a quantidade de material reciclado”, afirma.
O prefeito Jacques Barbosa comenta que a reciclagem dá um destino mais rentável e ecologicamente correto para o lixo. “ As ações de reciclagem e conscientização das pessoas são importantes , diminuindo a degradação do meio ambiente e, também, gerando emprego, renda e dignidade aos que trabalham com resíduos sólidos", acentua.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes