Kits de esgotamento sanitário estão sendo instalados em 250 residências do Bairro Indubras

  • Outros 50 conjuntos de fossas filtro e sumidouros serão instalados no Bairro São João, com investimento de R$ 540 mil

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 31/08/2021 às 16:28   |   Imprimir

Mais uma ação de saneamento urbano está sendo realizada pelo Governo Municipal de Santo Ângelo. A instalação gratuita de kits de esgotamento sanitário está sendo realizada em 250 residências do Bairro Indubras (Garibaldi Carrera Machado) e outras 50 casas do Bairro São João serão beneficiadas. O investimento é de R$ 540 mil, recurso oriundo do Fundo de Gestão Compartilhada.

Na manhã desta terça-feira (31), o prefeito Jacques Barbosa realizou uma visita ao local, acompanhado da promotora de Justiça, Paula Mohr; do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros; presidente da Câmara de Vereadores, Nader Awad; presidente do Núcleo Comunitário do Bairro Indubras, Sadi Pereira dos Santos e dos engenheiros que estão trabalhando na instalação dos kits.

O prefeito Jacques Barbosa salienta que são muitas as ações e obras que estão sendo feitas no setor e que saneamento básico significa qualidade de vida para a população. Segundo ele, os kits farão com que parte dos efluentes "suma" no ambiente, sem prejudicar plantas, animais e recursos naturais.

A promotora Paula Mohr também ressaltou a importância das obras de saneamento para a saúde, qualidade de vida e proteção ambiental. Lembrou da parceria entre o Governo Municipal e o MP, que entre outras ações está o Plano de Saneamento Rural, pioneiro no Rio Grande do Sul e finalista do Prêmio CNMP–2021, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria Sustentabilidade, concorrendo com outras duas indicações brasileiras.

O secretário Francisco da Silva Medeiros informou que o primeiro passo foi a realização de um diagnóstico sócio-ambiental, que apontou os locais de instalação das fossas.

CEMITÉRIO

Jacques, a promotora Paula Mohr e o secretário Francisco também visitaram o Cemitério Municipal Padre Roque Gonzales, que está recebendo melhorias, com o cercamento da lateral com armação de concreto vazado, que também será instalada nos fundos. Recentemente os banheiros e a capela passaram por ampla reforma e remodelação.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes