Meio Ambiente faz o desassoreamento de trecho do Itaquarinchim

  • Lixo e entulhos jogados às margens e no leito do rio chamaram a atenção do prefeito em Exercício: “Uma ameaça à vida”, declarou Volnei

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 14/01/2022 às 15:31   |   Imprimir

Em mais uma ação do Plano de Prevenção a Alagamentos do Governo Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano está trabalhando na limpeza do leito do Rio Itaquarinchim, trecho entre a Avenida Ipiranga e a cascata.
Na manhã desta sexta-feira, 14, o prefeito em Exercício Volnei Teixeira, e o diretor do Meio Ambiente, Antônio Cardoso, estiveram acompanhando o serviço de desassoreamento que irá mitigar a possibilidade de alagamentos e inundações futuras.
Segundo Cardoso, o serviço está sendo executado em meio a um período de estiagem, justamente pelo baixo nível do rio, pela facilidade de acesso do maquinário, evitando transtornos futuros no trecho, considerado suscetível a alagamentos. “O desassoreamento é ação essencial para manter o rio em seu leito, prevenindo alagamentos, preservando a vida e o patrimônio dos moradores”, afirmou o diretor. Segundo ele, o trecho abrange os bairros Harmonia, Ipiranga e Kurtz.
O prefeito em Exercício, que é médico, lembrou que o desassoreamento, também evita a proliferação de doenças.
 
LIXO E ENTULHO
A grande quantidade de lixo e entulhos, restos de móveis e de materiais de construção, retirados das margens e do leito do rio, na saída da sanga que corta o Bairro Harmonia, chamou a atenção do prefeito em Exercício. Segundo declarou Volnei, é preciso aprimorar os programas em educação ambiental, trabalhando a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente, em especial dos mananciais. “Vivemos um período de estiagem, com grande escassez de água e que irá refletir em todos os setores da sociedade. É preciso preservar nossos recursos naturais. Preservá-los é saúde, é vida. Quando o lixo é disposto nas vias públicas provoca problemas de infraestrutura e alagamentos. Quando chega aos rios, provoca o desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida, contaminando a água utilizada para o consumo humano, causando uma série de doenças. E importante frisar que o Rio Itaquarinchim é que abastece a cidade”, afirmou.
 
Fotos: Fernando Gomes