Plano de Prevenção a Alagamentos

Projeto vai mitigar situação de risco em área urbana de 180 hectares

Estudo para construção de nova rede de drenagem pluvial deve aplacar alagamentos no Bairro Harmonia e comunidades adjacentes

O Plano de Prevenção a Alagamentos de Santo Ângelo ganhou um novo capítulo na tarde desta quinta-feira, 25, quando o prefeito Jacques Barbosa assinou o contrato com empresa para elaboração do projeto executivo de construção de rede de drenagem pluvial com abrangência em área estimada de 180 hectares na zona oeste da cidade.

A nova rede irá controlar e gerenciar águas pluviais como prevenção para inundações, alagamentos e deslizamentos em área que abrange o Bairro Harmonia, Jari, Sepé, Menges, Emília e outras comunidades próximas. “Estamos preparando Santo Ângelo para uma nova realidade, diante da previsão de fenômenos climáticos cada vez mais severos, como o excesso de chuvas, evitando situações que coloquem em risco a vida e o patrimônio do cidadão”, disse o prefeito no ato de assinatura do contrato.

A assinatura foi realizada no gabinete do Executivo, com a presença do engenheiro Roberto Mattos dos Santos, representante da empresa Conde Consultoria de Engenharia; do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco Medeiros da Silva e do diretor da pasta, Antônio Cardoso.

O investimento do município é de R$ 47 mil para a elaboração do projeto técnico e a empresa tem 60 dias para a conclusão do estudo técnico. Jacques pediu que o projeto seja elaborado no prazo para que o município possa garantir a obra neste ano.

Segundo o secretário Medeiros, o projeto técnico deve constar o trecho da canalização, a capacidade de vazão, a instalação de bocas de lobo e bacia para a retenção das águas das chuvas.

Roberto adiantou que deve iniciar na próxima segunda-feira, os trabalhos de inspeção de campo e o levantamento topográfico para a projeção do traçado da nova rede de escoamento pluvial. Conforme o engenheiro, embora a área de abrangência da rede coletora seja extensa, a canalização deve ter cerca de um quilômetro de extensão.

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes