Posto de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos vai ampliar área

  • Município estuda novo local para a instalação do serviço em Santo Ângelo. Anúncio foi feito durante a campanha de recolhimento no interior

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 13/06/2024 às 20:20   |   Imprimir

Encerra nesta sexta-feira, 14, no Distrito Buriti, às 8h30min, a Semana “Dia do Campo Limpo”, organizado pelo Governo Municipal e entidades parceiras, com o recolhimento de embalagens de agrotóxicos em várias localidades do interior de Santo Ângelo.
Em campanhas ambientais anteriores foram devolvidas pelos agricultores mais de 48 mil embalagens de defensivos agrícolas. O objetivo é dar a destinação final correta aos recipientes, conter os depósitos clandestinos e evitar acúmulo em locais provisórios nas propriedades e mitigar danos ambientais.
Durante a semana, os produtores levaram as embalagens utilizadas nas propriedades até as sedes comunitárias das localidades do interior, com o documento de comprovação da origem da compra e recebem a certificação de entrega.
Além do recolhimento dos recipientes, os setores envolvidos promovem ações de conscientização e de orientação aos produtores. As ações ambientais do Dia de Campo Limpo têm a participação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Ministério Público por meio do Programa Ressanear, Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Preservar.
SANTA RITA
Na tarde de quarta-feira, 12, estiveram acompanhando o trabalho dos servidores na sede da comunidade de Santa Rita, Olhos D’Água, o prefeito Jacques Barbosa, os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Antônio Cardoso, e de Desenvolvimento Rural, Diomar Formenton; a promotora de Justiça Paula Mohr e o coordenador do Escritório de Interiorização de Estratégia do Ministério Público André Schnorrenberger; Márcia Dezen e Álvaro Uggeri Rodrigues, ambos da Emater; o gestor ambiental Atílio José Lerino, da Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas de Santo Ângelo e Região (Preservar).
POSTO DE COLETA
No encontro, o prefeito determinou a realização de estudos técnicos para a instalação em um novo local, mais amplo, do Posto de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos, pois o atual, está em uma área de 80 metros quadrados, considerada pequena para a demanda de agricultores e revendedores. A área foi sugerida e os trâmites para a instalação, como a cessão de uso e os trâmites para o licenciamento ambiental, deverão ter início a partir dos estudos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
ORIENTAÇÃO
Na comunidade Santa Rita, os produtores receberam orientações da Emater sobre o modo correto de armazenar agrotóxicos na propriedade rural, mesmo em pequenas quantidades, a partir de critérios das normas técnicas.
A Associação Preservar também distribuiu material informativo sobre como lavar e devolver embalagens vazias de agrotóxicos; tipos de embalagens e como prepará-las para a devolução.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes