Mais de 16,5 mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas na Semana do Campo Limpo em Santo Ângelo

A edição de 2025 da campanha Dia do Campo Limpo foi encerrada na tarde desta segunda-feira (30), com o total de 16.551 embalagens de agrotóxicos recolhidas no interior de Santo Ângelo. Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semmadu), a ação superou os resultados do ano anterior, quando foram coletadas cerca de 14 mil embalagens.

Com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Emater/RS-Ascar, Preservar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, a Semmadu passou por dez localidades rurais: Lajeado do Cerne, Restinga Seca, Rincão dos Mendes, Rincão dos Meotti, Distrito de Sossego, Comandaí, Buriti, Três Sinos, São Pedro e Atafona.

“Além de cumprir a legislação, o descarte adequado das embalagens de agrotóxicos é uma medida essencial para proteger o meio ambiente, prevenir contaminações e preservar a saúde das comunidades rurais. Agradecemos a todos os produtores que contribuíram. Juntos, construímos um campo mais limpo”, afirmou o secretário André Pedroso.

A responsabilidade pelo descarte adequado é compartilhada entre todos os envolvidos na cadeia de produção e utilização do produto: indústrias fabricantes, canais de distribuição, Poder público e agricultores. No Brasil, essa logística reversa é chamada de Sistema Campo Limpo, sendo gerenciada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).