Andres é o novo presidente da AMM

  • Prefeito de Santo Ângelo foi eleito por unanimidade com 25 votos favoráveis

    Assunto: Pauta Municipalista  |   Publicado em: 24/03/2016 às 19:39   |   Imprimir

O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres (PP) é o novo presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões) para a Gestão 2016/2017. A eleição ocorreu na última quarta-feira, 23, durante Assembleia Ordinária da AMM em Cerro Largo.

Andres foi eleito por unanimidade com 25 votos favoráveis. O prefeito de Santo Ângelo substitui no comando da AMM o prefeito de Giruá, Fabiam Thomas (PDT).

A posse de Andres na presidência da AMM foi realizada ainda na quarta-feira, 23, logo após a eleição. O prefeito de Santo Ângelo foi surpreendido com a indicação dos colegas para ser conduzido ao comando da AMM.

Em pronunciamento, Andres agradeceu a oportunidade de mais uma vez presidir o comando da AMM e ressaltou a importância da soma de esforços dos 26 gestores missioneiros pelo fortalecimento local e regional. O novo presidente da AMM ressaltou ainda que trabalhará na busca do atendimento das demandas das Missões como a construção da ponte internacional entre Brasil e Argentina em Porto Xavier, pavimentação asfáltica dos acessos aos municípios e a industrialização da região.

Andres destacou ainda que caminhará ao lado dos prefeitos e prefeitas dos municípios da área de abrangência da AMM. “Seguirei fazendo mutirão em favor das causas municipalistas, por um novo pacto federativo e outras relevantes lutas em defesa dos municípios”, afirmou.

A diretoria da AMM para a Gestão 2016/2017 ainda está sendo composta, no entanto, já foram eleitos como vice-presidente, o prefeito de Salvador das Missões, Jair Henrich (PMDB) e como diretora do Departamento de Turismo (Detur), a prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia (PMDB).

Esta é a segunda vez que Valdir Andres assume o comando da AMM. A primeira foi na Gestão 1990/1991 no primeiro mandato de Andres como prefeito de Santo Ângelo (1989-1992).

 

PERFIL

Com larga experiência política e administrativa, Andres iniciou a carreira política como vereador em 1972. Natural de São Luiz Gonzaga, Valdir Andres é bacharel em Direito, jornalista e empresário.

Na vida pública ocupou em Santo Ângelo os cargos de vereador, vice-prefeito (1983-1988) e prefeito (1989-1992 e 2013-2016). Deputado estadual por três mandados (1994, 1998 e 2002), entre outros cargos, Andres foi também secretário estadual de Minas e Energia e Comunicação (2003 a 2006), diretor-administrativo do Banrisul e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na Gestão 2013/2014.

Casado com a vereadora de Santo Ângelo, Zilá Andres tem quatro filhos – Luiz Valdir, Andrea, Carina e Frederico – e cinco netos.

 

HOMENAGEM AOS EX-PRESIDENTES

Ainda durante a programação da Assembleia Ordinária, realizada na quarta-feira, 23, a então diretoria da AMM inaugurou a Galeria dos Ex-presidentes e homenageou todos os prefeitos que passaram pela presidência da associação.

Entre os ex-prefeitos de Santo Ângelo presidiram a AMM e receberam a homenagem Ricardo Leônidas Ribas, Siegfried Ritter, Carlos Wilson Schroeder, José Alcebíades de Oliveira, Mauro Azeredo, Adroaldo Loureiro, José Lima Gonçalves, Eduardo Loureiro e Valdir Andres.

 

Fotos: Karin Schmidt/AI AMM