Celebrada a elevação da Comarca para a entrância final

  • Santo Ângelo recebeu nesta terça-feira, 5, a presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira e membros da diretoria para celebrar a elevação da Com

    Assunto: Pauta Municipalista  |   Publicado em: 06/12/2023 às 08:14   |   Imprimir

A declaração da promoção da Comarca local ocorreu em 21 de novembro. Com a elevação, Santo Ângelo passa a ser pólo regional judiciário. A Comarca local abrange ainda os municípios de Entre-Ijuís, São Miguel das Missões, Eugênio de Castro e Vitória das Missões.
A presidente do TJ-RS e sua comitiva foram recepcionados com almoço na sede social do Clube Gaúcho e à tarde foi realizado ato no Salão do Júri.
“Esse ato administrativo de elevação de entrância é uma conquista histórica, festejada por Santo Ângelo e por toda a região de abrangência da Comarca local, sendo também um anseio antigo dos magistrados. Além de posicionar Santo Ângelo como polo regional do judiciário e de desenvolvimento, pois esta nova configuração considera quesitos como movimento forense, densidade demográfica, receitas públicas, meios de transporte, situação geográfica e fatores socioeconômicos de relevância; reforça o respeito e a valorização da magistratura e dos serviços judiciários prestados nos cinco municípios de abrangência da nossa Comarca”, definiu o prefeito Jacques Barbosa em seu pronunciamento.
A presidente do Tribunal de Justiça parabenizou a comunidade pela conquista. “Santo Ângelo merece a nossa presença, para celebrarmos junto com a comunidade essa grande conquista. Não foi tarefa fácil, teve um tempo de maturação, mas a vitória chegou”.
O deputado estadual Eduardo Loureiro representou a Assembleia Legislativa no ato e lembrou que a mobilização de Santo Ângelo começou em 2009, não tendo sucesso na oportunidade, mas mostrando o caminho e servindo de base para a confirmação ocorrida neste ano.
A juíza diretora do Fórum local, Marta Martins Moreira, agradeceu ao envolvimento das lideranças locais, citando o prefeito Jacques Barbosa e o deputado Eduardo Loureiro, que entenderam a importância e renovaram o pleito iniciado em 2009. Agradeceu ainda a mobilização da OAB local, Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria do Município e Procuradoria do Estado, aproximando as instituições, o que garantiu a realização do sonho.
Também participaram do ato, a primeira-dama Juliana Barbosa; presidente da Subseção local da OAB, Luciana Meirelles Corrêa; presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Gonçalves; magistrados, advogados e servidores do Fórum.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes