Prefeitos criticam ineficiência de órgãos estaduais

  • Reivindicações foram repassadas ao presidente da Famurs, Valdir Andres em encontros regionais

    Assunto: Pauta Municipalista  |   Publicado em: 02/10/2013 às 13:59   |   Imprimir

O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, participou na semana passada de duas reuniões regionais. Os encontros da Associação dos Municípios da Serra (Amserra) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) aconteceram, respectivamente, em Picada do Café e Bento Gonçalves na sexta-feira, 27 de setembro,
Em reunião com prefeitos das regiões das Hortências e da Serra o presidente da Famurs ouviu duras críticas à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) e à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Os gestores relataram que a Fepam é lenta na concessão de licenças aos empreendimentos locais, atrasando o desenvolvimento dos municípios. Sobre o Daer, os prefeitos afirmaram que a manutenção adequada das rodovias estaduais não está sendo feita de forma adequada. E, com relação à Corsan, os prefeitos consideram o serviço de esgoto de má qualidade e os investimentos são insuficientes.
Em resposta ao desabafo dos prefeitos, Andres disse que as reivindicações serão debatidas na Marcha Gaúcha de Prefeitos. O evento será realizado em 31 de outubro, na Assembleia Legislativa do Rio grande do Sul (AL/RS) e deverá reunir aproximadamente mil representantes municipais, entre prefeitos, secretários e técnicos das prefeituras de todo o território gaúcho.
Andres destacou ainda que a Famurs luta pela liberação de mais recursos aos municípios para o final do ano. Entre os pleitos estão a antecipação da segunda cota do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM), no valor de R$ 100 milhões, pelo governo federal e o repasse de uma parcela extra do ICMS proveniente da negociação da dívida ativa do Estado com o banco Santander.
O presidente da Famurs comunicou aos prefeitos que o governador Tarso Genro aceitou a proposta de criar o Comitê de Articulação dentro do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas para tratar questões relacionadas à pauta municipalista.