Termo de cooperação garantirá projeto de duplicação da ERS 344

  • Santo Ângelo, Santa Rosa e Giruá custearão projeto executivo de construção de terceiras faixas em trecho de 61 quilômetros. Documento será assinado na ExpoGiruá

    Assunto: Pauta Municipalista  |   Publicado em: 27/02/2023 às 08:27   |   Imprimir

Acordo firmado na tarde desta sexta-feira, 24, no gabinete do prefeito Rubem Weimer, em Giruá, vai garantir a elaboração do projeto executivo de construção de terceiras faixas em trecho de cerca de 61 quilômetros da ERS 344, entre Santa Rosa e Santo Ângelo.
A reunião teve a presença do prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa, do prefeito de Horizontina e presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron), Jones Cunha, do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, de empresários, de entidades representativas e de presidentes das grandes feiras do noroeste gaúcho.
Ficou definido que os municípios de Santo Ângelo, Santa Rosa e Giruá irão custear por rateio o projeto de duplicação de trechos específicos, orçado em cerca de R$ 400 mil, e o doarão para o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Sul (Daer/RS). O custo da obra está estimado em cerca de R$ 20 milhões. “O acordo encurta caminhos e pode agilizar as obras. A partir do projeto concluído, vamos mobilizar todas as lideranças regionais e buscar recursos para a duplicação. É uma obra estruturante e fundamental para o desenvolvimento econômico das regiões das Missões e da Fronteira Noroeste”, frisou o prefeito Jacques.
O presidente da AMM também afirmou que a obra será de extrema importância com a construção da ponte internacional entre Porto Xavier e San Javier, consolidando um corredor para importação e exportação do MERCOSUL.
Os três municípios estão ultimando os meios legais com suas assessorias jurídicas para a formalização do termo mútuo de cooperação. O documento será assinado dia 3 de março, na solenidade de abertura oficial da ExpoGiruá e Feira do Butiá 2023.
O encontro também contou com a presença do empresário Valdir Carpenedo; dos presidentes da 20ª Fenamilho Internacional, Luis Alberto Voese, da Fenasoja, Elias Dal Albra, da ExpoGiruá, José Paulo Taborda e; o chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Rosa, Paulo Kunkel, e do assessor jurídico da prefeitura de Giruá, Alisson Prestes.
Texto | fotos: Tarso Weber