Governo Municipal inicia Programa de Controle de Saúde dos Servidores

  • O objetivo é cuidar da saúde ocupacional de todos os funcionários públicos municipais e garantir melhores condições de trabalho

    Assunto: Prevenção  |   Publicado em: 13/06/2018 às 14:35   |   Imprimir

Desde 2017 as equipes de Segurança do Trabalho do Governo Municipal de Santo Ângelo, em conjunto com uma equipe técnica de medicina ocupacional, estão colhendo dados e informações sobre as áreas de atuação dos funcionários públicos para dar início ao Programa de Controle de Saúde dos Servidores. 
Por meio do programa serão realizados os exames necessários para cada área de trabalho e consultas médicas. Os primeiros beneficiados pela iniciativa foram 30 agentes de combate à endemias que já realizaram os exames devidos para sua categoria, nos dias 5 e 7 de junho. 
Conforme a técnica em Segurança do Trabalho, Leandra Copetti Sisti, nos próximos dias será realizado com todo o quadro funcional da Prefeitura. “A intenção principal é cuidar da saúde ocupacional dos servidores, controlar e dar melhores condições de trabalho”, explicou. 
A preocupação do Governo Municipal é de que os servidores estejam em plenas condições de saúde para exercer seu cargo. Segundo a técnica em Segurança no Trabalho, o servidor que não utiliza os equipamentos de segurança individual corretamente pode acabar tendo problemas de saúde e, muitas vezes, não consegue identificar sua origem. “Por exemplo, um operador de máquina que não utiliza corretamente o protetor auricular, logo pode começar a ter dores de cabeça, isso pode aumentar o nível de estresse e, talvez, desenvolver ansiedade. Com este programa, teremos mais controle para resolver os problemas de saúde no início, orientando e exigindo o uso dos equipamentos de segurança”, declarou Leandra.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Fernando Gomes