Santo Ângelo oferece serviços de Unidade Básica de Saúde Animal

  • Esta é a segunda UBASA em funcionamento no Rio Grande do Sul e garante atendimento veterinário de baixa complexidade gratuito

    Assunto: Prevenção  |   Publicado em: 27/07/2023 às 11:02   |   Imprimir

O Governo de Santo Ângelo inova e avança em sua Política de Proteção Animal ampliando a disponibilidade de serviços aos pets de famílias de baixa renda, com o funcionamento da Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA). A unidade presta serviços de baixa complexidade, como atendimento veterinário, consultas, dispensação de medicamentos básicos, aplicação de vermífugos, vacinação e receituário e, em casos mais graves, os animais domésticos são encaminhados para atendimento especializado em clínica licitada pelo município.
Esta é a segunda UBASA em atividade no Rio Grande do Sul, a primeira foi inaugurada em Tramandaí, em novembro do ano passado.
O atendimento é gratuito, com prioridade para famílias com renda de até dois salário mínimos e organismos de proteção animal. “Ninguém deixará de ser atendido, porém a lei prevê gratuidade apenas para famílias de baixa renda. Para outras situações, prestaremos os primeiros socorros e faremos o devido encaminhamento. A saúde dos animais é a nossa prioridade”, assinalou a diretora do setor, Paola Wojciechowski.
A expectativa do Setor de Bem–Estar e Proteção Animal é firmar convênio com o Curso de Medicina Veterinária da URI Campus Santo Ângelo, segundo Paola, o mais breve possível, para a oferta de exames laboratoriais para os pets assistidos pelo município, como Raio-X, ultrassonografia, hemogramas e outros.
ESTRUTURA
A unidade tem uma estrutura física adequada, com salas de recepção, consultório médico-veterinário, de internação e observação, de esterilização e um espaço de isolamento onde ficam os animais com doenças transmissíveis a outros pets. Chama a atenção, a sala onde estão os armários dos animais domésticos deixados por seus tutores, com todos os seus pertences separados e limpos, evitando a proliferação de doenças e contágio entre os internados.
Paola declarou que o prefeito Jacques Barbosa já reservou recursos para o próximo ano, visando a instalação de um bloco cirúrgico na sala onde hoje funciona a internação.
A UBASA disponibiliza uma médica veterinária, uma estagiária, atendente e motorista, e dois novos estagiários do ensino superior aprovados em processo seletivo serão convocados em breve, para mitigar a alta demanda de atendimento. “Também há vagas para estagiários voluntários. Os interessados podem nos procurar para contribuir com o Setor de Proteção e Bem-Estar Animal e contabilizar horas para o seu estágio”, enfatizou a diretora.
ATENDIMENTO
Paola frisou ainda que em pouco mais de três meses de funcionamento, a unidade já realizou mais de 530 atendimentos.
A médica veterinária que atende na UBASA, Tassiara Koch Barreto, revelou que são realizados atendimentos de rotina, com cães e gatos apresentando sintomas de doenças infectos-contagiosas: “situação que seria facilmente evitada com a observação aos protocolos de vacinação”, disse. Animais vítimas de atropelamento e com miíase (bicheira) também fazem parte da rotina de atendimento.
OS INTERNADOS
Na quarta-feira, 26, havia três pets internados na Unidade Básica de Saúde Animal. A hóspede mais antiga é a gata de rua “Princesa” que está há 60 dias sob os cuidados das veterinárias com quadro de esporotricose (zoonose provocada por fungo e que já é endemia em algumas regiões brasileiras). A previsão é de que ela permaneça internada por mais 30 dias, quando estará liberada para a adoção.
O gato Romeu foi internado pela tutora com quadro de obstrução urinária, foi medicado, está urinando normalmente e segue em observação, com previsão de alta para a sexta-feira.
Enfim, a “Véia”, uma cadela que a estagiária do Curso de Veterinária da Faculdade Santo Ângelo, Danielle Bilhalva, estima com 12 anos da idade, foi internada pela tutora com queixa de aumento de volume abdominal, perda de peso e recusando alimentação. Ainda na tarde de quarta-feira, ela foi levada para exames, que constataram uma massa na região abdominal.
ENDEREÇO
A unidade está instalada junto ao Setor de Proteção e Bem-Estar Animal, na Rua Marechal Floriano, 160 (antiga Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos) e atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. O telefone para contato é 55 9 9687-5335.
 
Texto: Tarso Weber
Fotos: Fernando Gomes