Saúde prepara atividades no Dia de Combate às Hepatites Vira

  • Ações acontecerão em 28 de julho alertando para a importância do diagnóstico precoce

    Assunto: Prevenção  |   Publicado em: 18/07/2014 às 10:31   |   Imprimir

Uma série de ações voltadas ao diagnóstico precoce de Hepatites Virais será desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Santo Ângelo. As atividades são alusivas ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, que acontece em 28 de julho.

Existem no mundo cerca de 520 milhões de pessoas portadoras da infecção pelos vírus das hepatites B e C, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Vacinação da

Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, Juliane da Rosa, as atividades que acontecerão em 28 de julho têm como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença. “A ampliação do diagnóstico e a disponibilização do tratamento em tempo adequado são prioridades do Ministério da Saúde, pois previnem as complicações da infecção crônica, como a cirrose, câncer e transplante de fígado”, ressaltou Juliane.

Para 28 de julho está programada uma caminhada de conscientização, mobilização para os testes rápidos nos Postos de Saúde do município e distribuição de panfletos na Praça Ricardo Leônidas Ribas – a Praça do Brique.

Juliane destacou ainda que a vacinação para a Hepatite B está disponível nas Salas de Vacina no município para pessoas com até 49 anos e integrantes dos grupos de maior vulnerabilidade – gestantes, trabalhadores de saúde, portadores de doenças sexualmente transmissíveis, bombeiros, policiais civis, carcereiros, coletores de lixo, parceiros sexuais de portadores de Hepatite B, doadores de sangue, homossexuais, pessoas reclusas, manicures, pedicures e podólogos, pessoas que realizam hemodiálise, profissionais do sexo, usuários de drogas e caminhoneiros.