Comitiva do Governo Federal divulga o Auxílio Brasil nas Missões

  • Reunião em Cerro Largo detalhou aos gestores e servidores da assistência social sobre o programa que substituirá o Bolsa Família

    Assunto: AMM  |   Publicado em: 05/04/2022 às 15:09   |   Imprimir

O prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) Jacques Barbosa abriu na tarde de terça-feira, 04, o evento técnico da Jornada Auxílio Brasil, reunindo na sede da entidade, em Cerro Largo, representantes do Ministério da Cidadania e gestores e servidores da área de desenvolvimento e assistência social da região.
O evento que divulgou e esclareceu dúvidas sobre o programa de transferência de renda Auxílio Brasil, que substitui o Bolsa Família, trouxe para as Missões a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira Lira de Miranda; o diretor Liomar Leite de Morais Lima, da Secretaria Nacional do Cadastro Único; o coordenador-geral de Apoio à Gestão Descentralizada da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, Robson Alexandre de França Nascimento; o diretor de gestão do SUAS, Miguel Ângelo Gomes Oliveira; o coordenador-geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente, Becchara Rodrigues de Miranda, da Secretaria Nacional de Assistência Social; e o diretor de Fomento à Inclusão Social e Produtiva Rural, Felipe Silva Botelho.
Entre os esclarecimentos prestados pela comitiva está o de que os beneficiários do Programa Bolsa Família não precisarão efetuar um novo cadastro, pois a migração do sistema para o Auxílio Brasil será automática.
No detalhamento feito pelos técnicos, foi informado que os serão valores variáveis, de acordo com as características de cada grupo familiar, contemplando famílias em situação de extrema pobreza; em situação de pobreza; e em regra de emancipação.
Também foram detalhados os subprogramas do auxílio; a Bolsa de Iniciação Científica Júnior, Esporte Escolar, Inclusão Produtiva Rural, Inclusão Produtiva Urbana e o Benefício Compensatório de Transição.
O PROGRAMA
O Auxílio Brasil integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios para estimular a emancipação dessas famílias.
O Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania, que é responsável por gerenciar os benefícios do Programa e o envio de recursos para pagamento.
 
Fotos: Fernando Gomes