Prefeito Jacques destaca união e conquistas da AMM

  • Na despedida da gestão à frente da associação, Jacques Barbosa dividiu com os prefeitos, obras importantes confirmadas no período, como a ponte internacional

    Assunto: AMM  |   Publicado em: 06/04/2023 às 09:12   |   Imprimir

O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, encerrou seu mandato à frente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) nesta terça-feira, 04, em assembleia geral da entidade realizada em Cerro Largo, transmitindo o cargo para Auri Kochhann, prefeito de Pirapó, destacando a união dos prefeitos e as conquistas da região na gestão 2022/2023.
“Encerramos um ciclo na AMM. Orgulhosamente, carrego em minha história a honra de presidir uma das associações mais reconhecidas do Estado. Neste período atuamos juntos, unidos em torno de ideais comuns e conquistamos feitos que trazem tempos ainda mais promissores para as Missões”, disse o prefeito em sua despedida da presidência.
Jacques destacou conquistas como a ordem de serviço e o compromisso do Governo Federal de inclusão de recursos no Orçamento Geral da União para a construção da Ponte Internacional entre Porto Xavier e San Javier, uma luta de mais de meio século da região; a inauguração dos voos da GOL Linhas Aéreas do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju ao Aeroporto Governador André Franco Montoro em Guarulhos (SP), o maior do Brasil, da América do Sul e um dos maiores do mundo, o segundo mais movimentado da América Latina em número de passageiros transportados e um dos 30 mais movimentados do planeta, com mais de 30 milhões de passageiros/ano; e o aterramento da cabeceira da pista do aeroporto que permitiram os voos, destacando o apoio da AMM, Acisa, CDL, Sindilojas, Sindicato Rural, URI. “Um case de sucesso e que ganhou destaque no país como exemplo de força e luta do povo missioneiro”, assinalou.
O prefeito também ressaltou a retomada das discussões sobre BR 392, prolongamento da rodovia entre Santo Ângelo e Santa Maria, cuja audiência pública regional para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental EIA/RIMA pela STE Serviços Técnicos e Engenharia, estão agendados para junho; o convênio firmado entre os municípios de Santo Ângelo, Santa Rosa e Giruá para a construção de 28 quilômetros de terceiras faixas na ERS 344; e reuniões com o DNIT para o encaminhamento do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental para a pavimentação da BR 472 entre São Borja e Porto Xavier; e novas discussões para a construção de terceiras faixas na BR 285 no trecho de Entre-Ijuís a Panambi.
Jacques frisou que são debates sobre obras estruturantes para a região em logística de transporte. “São prioridades elencadas pelos municípios e, com a ponte internacional, são fundamentais para alavancar o desenvolvimento regional, tanto pela logística em transporte para escoamento da produção quanto pelo turismo”, afirmou.
HOMENAGENS
O chefe do Executivo santo-angelense foi homenageado pelos prefeitos, recebendo uma placa pelos relevantes serviços prestados à associação e aos municípios missioneiros e teve inaugurada a sua foto na galeria dos ex-presidentes da AMM. Bastante emocionado, Jacques agradeceu as homenagens e reafirmou o compromisso de permanecer à disposição da atual presidência e dos prefeitos missioneiros para pleitos regionais.
DIRETORIA
A nova gestão da AMM sob a presidência do prefeito de Pirapó, Auri Kochhann, aclamada pelos gestores municipais, tem como vice Amauri Pires da Silva (Caibaté); José Roberto (Finanças – São Miguel das Missões); José Moacir Fabrício Dutra (Administrativo – Bossoroca); Gilberto Menin (Relações Institucionais – Porto Xavier) e no Conselho Administração da Funmissões, presidida por Auri, integram Jerônimo Jaskulski (Guarani das Missões); Joaquim Bourscheidt (Mato Queimado) e José Roberto (São Miguel das Missões). O prefeito de Vitória das Missões, Cornélio Grimm foi aclamado diretor do Departamento de Turismo (Detur), tendo como vice-presidente José Henrique Heberle, de São Pedro do Butiá.
O prefeito Jacques Barbosa integra o Conselho Fiscal Titular da AMM, juntamente com Paulo Kipper (Cerro Largo) e Ricardo Klein (São Nicolau).
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes