Consórcio para o turismo

  • Prefeitos da AMM discutem sistema de cooperação para o turismo

    Assunto: AMM  |   Publicado em: 10/03/2023 às 15:51   |   Imprimir

Prefeitos da AMM discutem sistema de cooperação para o turismo

Consórcio intermunicipal englobará os Sete Povos das Missões, porém aberto à participação dos demais municípios afiliados à associação

Em reunião realizada em São Miguel das Missões na manhã desta sexta-feira, 10, os prefeitos dos municípios missioneiros que detém em seu território as sete reduções jesuíticas, trataram da instalação de um consórcio público intermunicipal para o setor de turismo.

No encontro para avaliação da viabilidade de implantação do sistema, ocorrido no gabinete do chefe do Executivo de São Miguel das Missões, José Roberto, coordenado pelo prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa, ficou definido que a proposta passará pela análise jurídica e será apresentada aos demais prefeitos. A minuta estará em pauta na Assembleia Geral Ordinária da AMM, agendada para o dia 4 de abril, em Cerro Largo.

O projeto prevê a união dos municípios dos Sete Povos Missioneiros em sistema de consórcio público para contratação de serviços de profissionais habilitados nas áreas de arqueologia e turismo, com atuação em pesquisas, mapeamento de solo e na elaboração de projetos para a captação de recursos nas esferas dos governos do Estado e da União.

A proposta, apresentada pelo prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, também abre a possibilidade para que outros municípios das Missões integrem o consórcio. “Os Sete Povos das Missões são a maior riqueza histórica e cultural do país e com potencial de desenvolvimento a partir do turismo. O consórcio é uma estratégia para os municípios avançarem”, defendeu.

O presidente da AMM destacou o fortalecimento dos pleitos municipais com a formação do consórcio. “É uma ferramenta de cooperação territorial para a elaboração de projetos de interesse comum e específico de cada município, aprimorando e ampliando a capacidade de prestação de serviços e possibilitando a celeridade na captação de recursos”, assinalou Jacques.

PARTICIPAÇÃO

Também participaram da reunião os prefeitos Ricardo Klein (São Nicolau), Sidney Brondani (São Luiz Gonzaga), Paulo Meneghini (Entre-Ijuís); Luiza Caterine Panegalli, secretária de Turismo e Cultura de São Luiz Gonzaga; Márcia Heck, secretária de Turismo de São Miguel das Missões; Raiane Rotilli, do Departamento de Cultura e Turismo de Entre-Ijuís; Norberto Schoffen, secretário-executivo da AMM; e o assessor da AMM, Marcos Mattos.

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes