BRDE e BADESUL apresentam linhas de créditos para municípios

  • Reunião da AMM durante a FEAAGRI Missões recebeu gestores das instituições financiadoras para projetos e programas de desenvolvimento

    Assunto: AMM  |   Publicado em: 06/09/2022 às 14:29   |   Imprimir

Os prefeitos da Associação dos Municípios Missioneiros (AMM) conheceram as linhas de financiamento oficiais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Badesul, Agência de Fomento do Governo do Estado, para os municípios, em reunião realizada na segunda-feira, 5, no auditório Iglenho Araújo Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em meio à programação da 10ª Feira da Agroindústria e da Agricultura Familiar (FEAAGRI Missões) e do 15º Festival Cidade das Tortas.

Na abertura da reunião, o prefeito de Santo Ângelo e presidente da AMM, Jacques Barbosa, ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre os municípios para a formatação de um plano de desenvolvimento da região missioneira e da participação das instituições como o BRDE e Badesul no financiamento de projetos para setores essenciais da gestão. “Foi importante a participação das instituições, informando aos prefeitos missioneiros linhas de financiamento e programas para os entes públicos em áreas essenciais para o desenvolvimento, como sustentabilidade, infraestrutura e mobilidade urbana e saneamento básico”, assinalou.

O presidente da 10ª FEAAGRI Missões, Daniel Casarin, recepcionou os representantes do BRDE e Badesul, parceiros da feira e destacou o sucesso de público registrado no evento. Segundo Casarin, a estimativa da Brigada Militar é de que mais de 25 mil pessoas estiveram no parque no domingo, superando a expectativa dos organizadores.

INOVA RS

Também usaram espaço na reunião da AMM, Helenice Reis e o gestor de Negócios, Germano Rosa, ambos do Programa Inova RS, apresenta proposta os municípios missioneiros para adesão aos projetos e programas e ao trabalho conjunto com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

BRDE

A reunião com prefeitos e secretários municipais da Fazenda, foi aberta pelo gerente comercial do BRDE, Alexandre Platonow de Barros, apresentou o Programa BRDE Municípios, com as linhas de crédito para o desenvolvimento das cidades, explicando sobre prazos, taxas de juros e a política operacional da instituição.

BADESUL

Juliano Melo, assistente comercial da superintendência da agência de fomento, também apresentou aos executivos da AMM, as linhas de crédito e a política operacional da instituição para financiamentos nos setores público e privado direcionando investimentos para o turismo, por meio do Fungetur, com prazo de 20 anos para pagamento e carência de cinco anos.

Melo também apresentou aos prefeitos “cases” de sucesso de municípios gaúchos que aderiram ao Badesul Cidades, com linhas de financiamento para programas voltados à infraestrutura, aquisição de máquinas e equipamentos, sustentabilidade, segurança, turismo e inovação.

O evento também contou com a presença da Embaixadora da FEAAGRI Missões, a Miss Turismo Teen do Rio Grande do Sul, Maiara Leal, do casal Fê e Agri, que estão recepcionando os visitantes no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo.

Fotos: Fernando Gomes