Escola Margarida Pardelhas recebe Projeto Estante de Histórias

  • Reforço pedagógico irá facilitar a aprendizagem e fomentar a prática da leitura entre os alunos

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 14/07/2021 às 13:18   |   Imprimir

Quatro escolas municipais de Santo Ângelo estão recebendo o Projeto Cultural de Incentivo à Leitura Estante de Histórias, ferramenta pedagógica que dispõe de estantes de livros infantis moveis e mais adereços relacionados aos títulos que poderão ser utilizados em atividades de contação de histórias. O projeto é executado pela empresa VR Projetos Culturais e Sociais com apoio do Frigorífico Alibem e Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Margarida Pardelhas, do Bairro Missões, recebeu a Estante de Histórias na manhã desta quarta-feira (14). Vera Shida e Renato Paixão, da VR, apresentaram o projeto.

A estante doada para a escola participante é personalizada, com 100 livros infantis e diversos adereços que incentivam a promoção da leitura em escolas públicas. Entre os adereços, encontram-se dedoches, cortina de cena, cenários, instrumentos musicais e um belo tapete de borracha para realização de piqueniques literários e outras atividades ao ar livre.

Para mostrar aos educadores possíveis formas de utilização do recurso e apresentar técnicas pedagógicas que incentivem a leitura, a VR Projetos oferece uma capacitação aos professores, pedagogos, gestores e alunos das escolas contempladas com o projeto.

O prefeito Jacques Barbosa participou do ato e disse que a educação é o caminho para melhorar a vida das pessoas e que sem livros e educadores capacitados é impossível fazer um trabalho que gere resultados. Manifestou o desejo de levar o projeto para as 41 escolas da rede municipal.

A secretária municipal de Educação, Eliane Carpes, afirmou que a Estante de Histórias vai agregar mais recursos pedagógicos para o enriquecimento das ações das escolas, com diversificação na forma de ensinar e incentivar a leitura.

Participaram do ato, a diretora da Escola, Sandra Lemos, professores e alunos.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes