Plantio de 350 mudas marca retomada de projeto ambiental

  • São substituídas árvores com problemas fitossanitários ou que representam risco à rede elétrica e à segurança da população

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 12/05/2021 às 10:43   |   Imprimir

Foi retomado nesta quarta-feira (12), o programa “Arborização mais segura”, desenvolvido numa parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e RGE.
O projeto prevê a renovação da vegetação urbana, suprimindo árvores por questões fitossanitárias comprometidas ou que se encontram abaixo da rede elétrica causando riscos de queda ou mesmo de ficarem eletrificadas.
Na primeira etapa da retomada estão sendo plantadas 350 mudas. A bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rosângela Kruger, afirma que estão sendo plantadas mudas de espécies como manacá da serra, escovinha de garrafa, extremosa, primavera, murta, araçá, ipês amarelo e roxo e pera, essa em alguns locais atendendo ao pedido de moradores.
Rosângela afirma que essas espécies estão mais adequadas à área urbana, especialmente em relação aos cuidados com a fiação elétrica. “É uma ação planejada para que no futuro não sejam necessárias realizar tantas intervenções na rede, evitando risco para a população”.
As árvores estão sendo plantadas inicialmente em avenidas como Getúlio Vargas, Brasil, Rio Grande do Sul, Salgado Filho e Venâncio Aires.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, lembra que os cidadãos podem colaborar, auxiliando nos cuidados com as mudas plantadas para que se desenvolvam e cumpram seu papel de proporcionar mais segurança, mais beleza e mais qualidade de vida à população.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes