Coleta Seletiva de Lixo

  • Publicado em: 10/12/2021 às 00:00   |   Imprimir

A COLETA SELETIVA EM SANTO ÂNGELO

O município de Santo Ângelo conta hoje em dia com a coleta seletiva de lixo. Os resíduos são separados em úmidos (não recicláveis) e secos (recicláveis). Os resíduos úmidos são encaminhados para uma estação de transbordo e transportados para Aterro Sanitário localizado no município vizinho Giruá.

Em relação aos resíduos recicláveis, estes são encaminhados para central de triagem, operada pela Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde. O trabalho destes colaboradores acontece na etapa inicial da reciclagem, onde ocorre a separação dos materiais como papelão, vidro, plástico, metal etc. para venda.

A triagem dos resíduos é possível graças à coleta seletiva de lixo realizada pelo município de Santo Ângelo, e além de gerar renda para os colaboradores, auxilia na preservação do meio ambiente.

Está com dúvidas sobre a separação do lixo?
Fique atento aos tipos de lixos e aos dias de seu recolhimento!

Lixo Úmido - É todo o resíduo que não pode ser reciclado: Restos de comida, cascas de frutas/vegetais, erva mate, cascas de ovos, papel higiênico, guardanapos usados, fraldas descartáveis, absorventes usados, fio dental, máscaras descartáveis usadas, pó de varrição, bitucas de cigarro, canudinhos usados, esponjas, palitos, embalagens contaminadas (embalagens de carnes, por exemplo).



Lixo seco - É todo material que pode ser reciclado: Papel, plástico, embalagens limpas, papelão, garrafas pet, vidro, latinhas de refrigerante/cerveja, copos/pratinhos descartáveis, revistas, jornais, potes (limpos).



Alguns materiais devem ser destinados separadamente do lixo comum.
Pilhas e baterias - Estes materiais possuem substâncias potencialmente nocivas ao meio ambiente em seu interior e devem ser destinados nos pontos de coletas do comércio e/ou nas campanhas de recolhimento deste tipo de material organizadas pela Prefeitura Municipal.



Pneus - Ao efetuar a troca de pneus, deixe os velhos no local de compra dos pneus novos. Este lugar dará a destinação final correta para o material, no sistema de logística reversa.



Medicamentos vencidos - Os medicamentos vencidos podem ser levados aos postos de saúde, secretaria municipal de saúde e nas farmácias com pontos de recolhimento.



Lixo eletrônico e eletrodomésticos - Manter armazenado em um local seguro em casa (que não molhe) e ficar atento às campanhas de recolhimento deste material organizadas pela Prefeitura Municipal.



Óleo de cozinha - Armazenar em garrafas pet e entregue na Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Rua 10 de Novembro, 86) ou no Albergue Estadual de Santo Ângelo (Av. Sagrada Família, 2479).

 

OBS: O óleo de cozinha pode ser entregue nos seguintes pontos de recolhimento

- Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Rua 10 de Novembro, 86)

- Albergue Estadual de Santo Ângelo (Av. Sagrada Família, 2479)

 

 

 


Anexos