Prefeito acompanha vistoria técnica em agroindústrias

  • Feirantes estão satisfeitos com o empenho do Governo Municipal em formalizar empreendimentos da agricultura familiar

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 17/07/2017 às 15:45   |   Imprimir

Na quinta-feira, 13, o prefeito Jacques Barbosa, acompanhado da Promotora de Justiça Especializada Paula Mohr, dos secretários municipais da Agricultura Gilmar Borges e do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros, agentes da vigilância sanitária e técnicos, realizaram visitas de avaliação às propriedades rurais, dentro do processo de formalização das agroindústrias familiares. A visita das autoridades foi para acompanhar as vistorias técnicas estão sendo realizadas para que as propriedades familiares sejam adequadas e tornem-se aptas a comercializar seus produtos coloniais na feira realizada periodicamente na Praça Castelo Branco. 
O Governo Municipal e Ministério Público vêm se empenhando para que as regularizações aconteçam de maneira rápida e eficiente. Na primeira semana de agosto, será apresentado os relatórios das vistorias, dessa forma, os feirantes que se adequaram às normas da vigilância sanitária já serão regularizados. 
O prefeito Jacques Barbosa disse aos feirantes que o Governo Municipal usará de todos os meios legais para auxiliar na formalização das agroindústrias perante os órgãos fiscalizadores, que os permitam ter mais uma renda na propriedade rural através da comercialização da produção no mercado consumidor local. Em parceria com o Ministério Público, Jacques tem mantido um extenso cronograma de reuniões com os pequenos produtores para agilizar a adequação das agroindústrias às normas sanitárias em vigência. O Executivo lembra que o setor rural é um grande gerador de empregos e renda e que trabalhar pelo seu fortalecimento é prioridade de gestão para o município. 
DEPOIMENTO
Durante a inspeção técnica na agroindústria do senhor Vilibaldo Cargnelutti, morador do Distrito Sossego, ele contou que trabalha a oito anos na produção de embutidos de carne suína. Cargnelutti já fez investimentos de cerca de R$ 110 mil na construção do prédio onde funciona o empreendimento. No entanto, serão necessários mais R$ 12 mil para adequações físicas para que a agroindústria esteja de acordo com as normas da vigilância sanitária. “Vamos investir porque estamos sentindo o interesse e o empenho do Governo Municipal em nos auxiliar a produzir e a vender essa produção”, afirmou o agricultor. 
Cargnelutti, no entanto, criticou a atual legislação sanitária que regulamenta a produção da pequena propriedade rural. “Se as leis não mudarem para facilitar que o pequeno agricultor venda o frango, o porco, a verdura, a produção de conservas e outros produtos caseiros, em 20 anos, teremos pessoas com o bolso cheio de dinheiro e sem alimento na mesa”, protestou o produtor.

Texto: Isabelle Luft/Tarso Weber
Fotos: Fernando Gomes