Programa de Piscicultura beneficia produtores

  • Um dos programas que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) trabalha para a diversificação no meio rural é a piscicultura.

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 05/04/2024 às 13:28   |   Imprimir

O trabalho conta com apoio da assistência técnica e também abertura de açudes, além da capacitação dos produtores.
Conforme o diretor da SDR, Álvaro Uggeri Rodrigues, a piscicultura tem tradição no município, porém, predomina a finalidade para consumo familiar. A meta é ampliar a produção geral, focando na atividade comercial e para isso investimento na estrutura e tecnologia para o aumento de produtividade e geração de renda. “O objetivo é fazer com que os produtores possam diversificar sua atividade, utilizando a criação de peixes, tanto para comercialização ou consumo doméstico”, argumenta o diretor da Secretaria, Álvaro Uggeri Rodrigues.
Na etapa atual do programa, 17 produtores serão beneficiados com oito horas de escavadeira hidráulica cada. Além disso, todos receberam capacitações técnicas em piscicultura e a licença ambiental da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente para reforma ou construção de açudes.
Segundo o secretário Adolar Queiroz, um dos objetivos deste programa é estimular a diversificação da matriz produtiva e aumentar a geração de renda no meio rural.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: SDR