Empossado Conselho de Políticas Culturais de Santo Ângelo

  • Conclusão do Plano Municipal de Cultura e organização do calendário de eventos para 2018 são desafios imediatos dos conselheiros

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 23/10/2017 às 09:57   |   Imprimir

Em cerimônia realizada no Gabinete do Executivo, o prefeito Jacques Barbosa deu posse na manhã desta sexta-feira, 20, aos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, eleitos durante a Conferência Municipal de Cultura, realizada em 29 de setembro. O conselho, de caráter deliberativo e consultivo, tem como maior desafio para o biênio a conclusão do Plano Municipal de Cultura, cujos debates perduram por sete anos. 
No ato de posse, a secretária municipal de Cultura Neusa Cavalheiro, enfatizou a pluralidade do grupo, formado por diversas correntes da cultura santo-angelense contemplando todo o setor artístico do município. 
Já o prefeito Jacques ressaltou a importância do Conselho na deliberação de políticas públicas para a cultura, solicitando uma ampla discussão com a comunidade para a conclusão do Plano Municipal de Cultura e um planejamento para o próximo ano, recomendando a avaliação dos eventos realizados em 2017 e formatação de um calendário para o ano que vem. “Precisamos avaliar o calendário deste ano e planejar 2018, aperfeiçoá-lo e organizar a busca de apoio cultural através das leis de incentivo”, afirmou. O prefeito disse que o Conselho Municipal de Políticas Públicas será ouvido e colocou o governo à disposição para auxiliar nas suas atribuições.
Em nome dos conselheiros, Jonatã Ferreira, que presidiu o conselho anterior, afirmou que a comunidade ainda é carente de cultura e que é preciso facilitar o acesso da população. “É preciso disseminar a cultura como prioridade. Pois a cultura também é importante vetor do desenvolvimento socioeconômico”, disse, propondo parceria com o Governo Municipal para desenvolver ações e projetos voltados à área cultural. 
Em um diálogo de entendimento, Governo Municipal e conselho defendem a necessidade de fortalecimento do Fundo Municipal de Cultura como forma de estimular artistas santo-angelenses em todas as suas expressões. 
CONSELHEIROS
Foram empossados os conselheiros titulares, representantes do Poder Executivo: Neusa Cavalheiro, Douglas Barbosa, Airton Peruzzi, Délcio Possebon de Freitas, e Luiz Carlos Dallepiane; e da sociedade civil: Jonatã Ferreira (Literatura), Odair Kotowski (Culturas populares/Carnaval), Josele Rigo (Artes visuais/pintura), Rogério Peppe (Artes Cênicas), e Tanara Mantovani. Também foram empossados os respectivos suplentes de cada representação.

Foto: Fernando Gomes