Governo Municipal apoia projeto de restauro da Capela do Verzeri

  • Prefeito Jacques Barbosa articulará busca de recursos junto aos governos federal e estadual. Espaço apresenta infiltrações que podem afetar as pinturas do italiano Emílio Cessa

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 08/04/2024 às 10:15   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa confirmou o apoio do Governo Municipal ao projeto de restauro da Capela Teresa Verzeri, um dos pontos turísticos de Santo Ângelo. Na última sexta-feira, o chefe do Executivo visitou o local e recebeu informações sobre o projeto.
A ação teve início em 2017, entretanto foi interrompido pela pandemia do Coronavírus. A iniciativa tem aprovação do Ministério da Cultural e a captação de recursos foi prorrogada até 31 de dezembro de 2024. São três etapas, levando em consideração as informações técnicas, históricas, artísticas e culturais do imóvel tombado.
A diretora do Colégio Teresa Verzeri, Maria do Carmo Uggeri Beltrame, explicou que o valor total da obra está orçado em R$ 5 milhões. A etapa atual tem valor de R$ 671.798,40 e refere-se ao pagamento da equipe técnica e dos projetos de restauração. Ela salientou que o prédio possui patologias que aumentam em larga escala devido a ação do tempo, o que agrava a cada dia o imóvel que é patrimônio material e imaterial da Capital das Missões. As pinturas do artista italiano Emílio Cessa sofrem riscos.
APOIO
Jacques afirmou que trabalhará a captação de recursos junto aos governos federal e estadual. “A Capela do Verzeri é um patrimônio cultura, um atrativo para o turismo pela sua beleza e importância e em anexo está instalado o Memorial de Santa Teresa Verzeri. Tudo que está a nosso alcance será feito para concretizar a restauração”, argumentou.
O projeto pode captar recursos de empresas que podem destinar até 4% do imposto a pagar e abater 100%. Pessoas físicas podem aportar até 6% e abater 100% no importo a pagar. Quem desejar doar pode fazer projeção do imposto e aportar em dezembro deste ano para ter o abatimento em abril de 2025.
O proponente da campanha é o Instituto Ações Integradas (IAI) e a produção executiva da MK Projetos & Produções Culturais. Contatos podem ser feitos pelos telefones (55) 98112-3100 ou (55) 99975-1004.
Além da diretora do Verzeri, o projeto foi explanado ao prefeito por Claudete da Cruz, do Instituto Ações Integradas; Odila Motta, da MK e o engenheiro Humberto Schmeing Marques.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes