Vagões de trem terão obras concluídas ainda este ano

  • Iniciado em 2017, o processo de restauração, segundo a empresa executora dos serviços, será concluído em dezembro com o investimento total de R$ 212.4

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 30/11/2018 às 10:06   |   Imprimir

Na segunda-feira, 26, o arquiteto Renato Savoldi, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE/RS), realizou uma vistoria técnica às obras de restauração dos vagões de trem expostos no Memorial Coluna Prestes. A iniciativa do Governo Municipal e do Ministério Público Federal – MPF –, intermediada pelo Procurador Osmar Veronese, que destinou investimentos de R$ 212.474,88. Segundo a empresa executora, as obras devem ser concluídas em 30 dias.
O valor destinado para a restauração dos vagões expostos no Memorial Coluna Prestes é oriundo de transações penais impostas pelo Ministério Público Federal – MPF – de Santo Ângelo.
Na visão da secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, a reforma dos vagões é essencial para a preservação da história das Missões. “Nossa média de visitantes mensais no Memorial Coluna Prestes é de 800 pessoas. Esse resgate histórico da cultura missioneira vai potencializar o turismo em Santo Ângelo e Região, movimentando assim, a economia local”, ressaltou a secretária.
O complexo que abriga o Museu Ferroviário e o Memorial à Coluna Prestes está tombado como Patrimônio Histórico pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Neusa acompanhou a vistoria juntamente com a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural de Santo Ângelo (COMPAHC), Thalis Garcia, o arquiteto responsável pela fiscalização da obra, Antônio Fabrício da Silva, a arquiteta responsável pela elaboração do projeto de restauro, Maíra Pires, e o representante da empresa executora da obra.

Fotos: Divulgação/Secretaria da Cultura