Serviços especializados da SMEd atendem em média 300 novos casos ao ano

  • Especialistas da Secretaria Municipal de Educação prestam atendimento aos alunos nas áreas de Serviço Social, Psicologia e Fonoaudiologia

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 30/01/2020 às 13:49   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo (SMEd) conta com uma equipe multiprofissional que desenvolve serviços especializados nas áreas de Serviço Social, Psicologia e Fonoaudiologia, com acompanhamento junto às 41 escolas da rede, desde a educação infantil ao ensino fundamental, oferecendo acompanhamento e orientações a 5.744 alunos, além de famílias e profissionais das escolas, envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, com atenção no tripé família, aluno e escola, visando o desenvolvimento integral dos educandos. Nos últimos anos a média de encaminhamentos recebidos gira em torno de 300 casos/ano, os quais, juntamente com outros remanescentes, são acompanhados pelas profissionais destas três áreas.
A equipe multiprofissional da SMEd é composta pela assistente social Sandra Andrea Reichert Friedrich, pelas psicólogas Mara Ione Peres Castro, Marcia Luisa Minetto e Marilei Hermes; e pela fonoaudióloga Adriane Weiblen Cardoso. A coordenação da equipe da professora Claudete Cruz.
SERVIÇO SOCIAL
De acordo com a assistente social, Sandra Andrea Reichert Friedrich, para desenvolver o Serviço Social Escolar na Secretaria, são desenvolvidas as atividades de acolhimento às demandas sócio-educacionais dos alunos da rede municipal de ensino, garantindo e defendendo os direitos preconizados na Política Pública Municipal de Educação. “As demandas sócio-educacionais que se apresentam na SMEd são recebidas por meio de protocolo, registradas no Prontuário Psicossocial Escolar, e entregues ao serviço solicitado para análise”, explica.
PSICOLOGIA
Conforme o relato das psicólogas da SMED, nos últimos anos a média de encaminhamentos recebidos gira em torno de 300 casos/ano, os quais, juntamente com outros remanescentes, são acompanhados.
As profissionais esclarecem que o mesmo aluno pode demandar diversos serviços, o que exige um amplo estudo para tomadas de estratégias específicas individuais, considerando a singularidade de cada caso, bem como o contexto de onde advém o aluno. “Alguns casos são compartilhados com diversas instituições como, por exemplo, a APAE, Conselho Tutelar, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil Hakani, Clínica de Psicologia da URI, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público, Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), entre outros que compõem a Rede de Apoio à Escola (RAE Santo Ângelo).
ATENÇÃO ESPECIAL
O secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco, destaca ser um trabalho de fundamental importância que consegue diagnosticar os problemas em sala de aula e nas famílias dos alunos, com o encaminhamento capacitado para solucionar os problemas apresentados. “São realizados diversos encaminhamentos à nossa equipe técnica, onde as profissionais da Psicologia, Fonoaudiologia e Serviço Social acompanham os casos, ou os encaminham para serviços especializados na Rede de parceiros deste ideal, onde os alunos e a famílias passam a ter um acompanhamento profissional com o intuito de melhor atender a situação que envolve aprendizagem, vida social, saúde e assistência psicológica e social dos casos apresentados”, disse.
310 ALUNOS ENCAMINHADOS NO ANO PASSADO
Em 2019, no período de março a dezembro, foram 310 alunos encaminhados pelas escolas para os serviços especializados da SMEd, o que gerou 370 atendimentos (os alunos podem ser encaminhados para mais de um serviço na mesma ficha) que foram direcionados à Fonoaudiologia (102 alunos), Psicologia (213 alunos), Educação Especial (47 alunos) e atualizações de dados e outros (8 alunos).

Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner