Pedro Westphalen vistoria obras do Aeroporto de Santo Ângelo

  • Visita aconteceu nesta sexta-feira, 18, com a participação de autoridades e lideranças

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 18/03/2016 às 16:17   |   Imprimir

O secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen esteve na Capital das Missões nesta sexta-feira, 18, para vistoriar as obras do Aeroporto Regional de Santo Ângelo. A visita foi acompanhada por lideranças e autoridades do município, além do prefeito Valdir Andres; o secretário-adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho; a diretora do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Lígia Barreto e o deputado estadual Eduardo Loureiro.

As obras do Aeroporto Regional de Santo Ângelo são executadas pela Cotrel Pavimentação e Terraplanagem, que foi representada na vistoria pelo engenheiro civil, Gustavo Senger. Depois de ficarem mais de um ano paralisados (entre agosto de 2014 e outubro de 2015), os trabalhos foram reiniciados e seguem em ritmo acelerado. De acordo com Senger, 90% das obras de responsabilidade da Cotrel já estão concluídas.

Durante a visita, o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, ressaltou que a retomada das obras do Aeroporto Regional de Santo Ângelo foi uma decisão do governador José Ivo Sartori. “Pela primeira vez, recursos que são destinados para a execução de melhorias na infraestrutura estão sendo utilizados para obras de um aeroporto”, afirmou.

Westphalen acrescentou também que a mobilização da região das Missões, através do apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR) e Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), foi fundamental para garantir o reinício das obras.

Já o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, reafirmou que o reinício das atividades do Aeroporto Regional é imprescindível para o desenvolvimento econômico do município. 

 

O PANORAMA DA OBRA

Em 2013, a Cotrel foi contratada para execução de obras de restauração e reforço do pavimento, sinalização e cercamento da pista do Aeroporto Regional de Santo Ângelo. Mesmo com a paralisação dos pousos e decolagens em 17 de junho de 2013, as obras só iniciaram em agosto. Em outubro de 2013, quando deveriam estar concluídas as obras de melhoria estavam paralisadas devido a entraves burocráticos e atraso no repasse de recursos do governo do Estado.

Já em agosto de 2014, a Cotrel reiniciou os serviços de readequação na pista do aeroporto.  Já em outubro os trabalhos foram interrompidos novamente, permanecendo paralisados até outubro de 2015.

Desde junho de 2013, os pousos e decolagens estão paralisados causando um prejuízo incalculável para o município e a região.

 

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo