Moradores do interior confirmam estradas como prioridade para o PPA

  • Transportes concluiu a recuperação de mais de 700 quilômetros de estradas e problemas são pontuais, afirma secretário

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 31/05/2017 às 07:44   |   Imprimir

O Governo Municipal ouviu lideranças comunitárias do interior na tarde de sexta-feira, 26, marcando o encerramento das audiências públicas para a elaboração do Plano Plurianual 2018-2021, que reafirmaram a prioridade de contar com boas estradas para o fortalecimento da agricultura familiar, além de outras melhorias para suas comunidades.
Foram quatro audiências ouvindo moradores dos bairros e uma reunindo comunidades do interior, no auditório do Centro Municipal de Cultura. A reunião foi coordenada pelo prefeito Jacques Barbosa e teve a presença do vice-prefeito Bruno Hesse, do secretário dos Transportes João Terra, do chefe de Gabinete Airton Peruzzi, e do coordenador da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Formenton. 
Obras de melhorias e manutenção das estradas estiveram presentes como prioridade nas manifestações de lideranças de oito das nove comunidades representadas. 
O secretário dos Transportes João Terra, destacou que em cinco meses de governo já foram recuperados mais 700 quilômetros de estradas, no entanto, reconheceu que ainda há muito por fazer. Segundo Terra, os problemas apresentados pelas comunidades são pontuais, em locais que ainda não receberam os serviços da Secretaria Municipal dos Transportes. “Estamos seguindo um cronograma de trabalho que vai atender todo o interior. Muitas localidades ainda não foram atendidas e outras que receberam serviços recentemente, estão sendo prejudicadas pelo excesso de chuvas. Os serviços estão dentro do cronograma da secretaria”, concluiu. 
PRIORIDADES
A instalação de um matadouro comunitário, a criação de uma cooperativa para pequenos produtores de leite e a presença mais acintosa da Emater junto à agricultura familiar, foram as três prioridades definidas pelos moradores do Distrito da Buriti. Para a comunidade de Cristo Rei, melhorias nas estradas, auxílio do Executivo para a reforma da cancha de bocha e ampliação da rede de iluminação pública foram as reivindicações mais lembradas. 
Para os representantes da Comunidade de Três Sinos, existe a necessidade da instalação de um posto avançado dos Correios, encascalhamento de estradas vicinais e melhorias na iluminação pública com obras de extensão de rede. No lajeado Micuim, segundo levantamento dos moradores, as prioridades são o calçamento de pedras poliédricas, a ampliação dos sanitários do salão comunitário e melhorias nas estradas geral e vicinais.
Moradores da Atafona pediram a inclusão no Plano Plurianual dos seguintes pleitos: substituição do reservatório de água da localidade, encascalhamento de estradas vicinais e auxílio do Governo Municipal para a reforma e ampliação da cancha de bocha da comunidade.
A designação de um médico para o posto de saúde, encascalhamento de vias e ampliação das linhas do transporte escolar foram as solicitações da Barra do São João. Já no Rincão dos Mendes, as solicitações prioritárias são a instalação de um faixa de pedestres em frente à igreja, melhorias nas estradas vicinais, reposição de lâmpadas no sistema de iluminação pública e policiamento com a retomada do patrulhamento rural. A representação do Rincão dos Rorattos afirmou que foram definidos como prementes para aquela comunidade, o alargamento das estradas, a conservação das vias vicinais, atendimento médico quinzenal e reformulação da coleta de lixo. Para a Restinga Seca, foram apresentadas as solicitações: auxílio com material para a reforma da churrasqueira do centro comunitário e a execução de obras de melhoria nas estradas da localidade.

Fotos: Fernando Gomes