Obras garantem melhorias no abastecimento de água na área rural

  • Comunidades do interior recebem substituição e adequação de redes, com oferta de qualidade no produto consumido

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 14/03/2018 às 09:10   |   Imprimir

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Agricultura vem realizando diversas obras de melhorias para o abastecimento de água no interior. O secretário Gilmar Borges, informou que nos últimos dias foram finalizadas obras na Comunidade Nossa Senhora das Graças, Ressaca do Sabino e Restinga Seca, e até o final deste mês, mais uma obra deve ser entregue na Comunidade Cristo Rei. 
Desde o primeiro ano de mandato do Governo estão sendo realizadas melhorias na qualidade da água consumida pela população rural. Em 2017 foram perfurados e instalados dois novos poços artesianos na Linha Sabiá – Colônia Municipal e Ressaco do Sabino – Atafona. Também foram substituídos 1.400 metros de rede, 150 consertos na rede de água, três novos reservatórios com dez mil litros de capacidade cada, na Restinga Seca, Linha Sabiá e Travessa do Meio. 
As primeiras obras deste ano começaram a ser entregues. Na Restinga Seca a rede passava em locais de difícil acesso e apresentava problemas frequentes com abastecimento, deixando assim, várias famílias sem o fornecimento de água. Depois das mudanças a rede foi instalada em novo local, recebendo 1.200 metros de rede com material de maior resistência e durabilidade. 
Conforme o secretário Gilmar Borges, o trabalho realizado na Ressaca do Sabino ocorreu em tempo recorde. “Desde a solicitação à Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado e até a liberação da perfuração do poço artesiano foram apenas sessenta dias”, afirmou. O poço que abastecia vinte e cinco famílias secou e o novo já está em pleno funcionamento e com maior capacidade de vazão.
O problema que aconteceu na Comunidade Nossa Senhora das Graças afetava diretamente duas famílias e indiretamente vinte e cinco, a rede de abastecimento de água passava por local de difícil acesso, igual ao caso da Restinga Seca, e causava constantes vazamentos que secavam o reservatório, dessa maneira, afetando o abastecimento comunitário. Para resolver o problema, explicou o secretário, a Prefeitura e moradores trabalharam em conjunto. As famílias doaram 200 metros de encanamento e o restante foi fornecido pelo Governo Municipal, fechando 450 metros com nova tubulação e local adequado para passar a rede de água. 
A próxima obra deve ser entregue ainda neste mês, no Cristo Rei, e irá contemplar vinte e duas famílias com a instalação da torre para novo reservatório de água. De acordo com o secretário Gilmar Borges, o novo sistema de abastecimento é para substituir o antigo que instalado em meio a uma lavoura de soja. Toda comunidade está ajudando a construção do cercado e abrigo para o novo poço.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Divulgação/SEMAGRI