Obras de contenção a alagamentos em execução no Bairro Centro-Sul

  • Três das sete obras da primeira etapa do Plano de Prevenção do Governo Municipal seguem em andamento em pontos críticos da cidade

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 23/05/2019 às 10:52   |   Imprimir

Preservar a vida, o patrimônio e os bens do cidadão com a contenção de inundações que se prolongam por décadas em áreas específicas da cidade são metas do Plano Municipal de Prevenção de Alagamentos, instituído pelo Governo Municipal, com a execução de obras de drenagem pluvial que representam um investimento público de R$ 2.026.306,66, recursos do Fundo de Gestão Compartilhada.
A primeira etapa tem quatro obras autorizadas, totalizando 1,3 quilômetros de rede de drenagem pluvial, beneficiando os bairros Centro-Sul, Emília, Ditz, Missões e São Carlos. Três já estão em execução. Na tarde desta quarta-feira, 23, o secretário do Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros, esteve acompanhando os trabalhos no Bairro Centro-Sul, trecho de 424 metros, na Rua Antunes Ribas, entre a Avenida Rio Grande do Sul e a ponte sobre o Rio Itaquarinchim. 
De acordo com o secretário, a obra de escavação no local está sendo dificultada pela solidez do material do subsolo, onde está sendo utilizado o equipamento martelete rompedor, situação que pode atrasar a execução da obra. 
O aposentado Dirceu Machado, residente no Bairro Centro-Sul há cerca de 30 anos, comemora a obra que vai conter as frequentes inundações da área, com a água da chuva invadindo o pátio e a garagem da sua residência. “A solução veio em boa hora. Vai terminar com os transtornos de alagamentos nas casas. Toda a água da chuva desce do centro da cidade e como não havia tubulação suficiente para escoar o grande volume, acabava invadindo as casas”, desabafou. 
DITZ
Também está em andamento à drenagem pluvial no Bairro Ditz, com aproximadamente 500 metros, entre as ruas Santo Ângelo e São Luiz, até a Rua Marquês de Tamandaré. O investimento total deve alcançar R$ 250 mil. E na Avenida Venâncio Aires, entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua São José, no Bairro São Carlos, com cerca de 80% da obra concluída. 
Já estão autorizadas as instalações da rede de drenagem pluvial nos seguintes trechos: 275 metros na Rua Vicente Manoel de Deus entre as ruas Piratini e Tenente Fidélis – Bairro Missões; e entre as ruas Francisco Donato e Juca Raimundo, com 100 metros de tubulação, no Bairro Emília. 
Na segunda etapa, com início previsto para o segundo semestre deste ano, serão construídas redes de escoamento pluvial na Rua Sepé Tiaraju até a Rua Coronel Carlos de Campos Gay, no Bairro Emília; e Rua 25 de Julho, trecho a partir da Rua Marquês do Herval até o Rio Itaquarinchim.

Fotos: Fernando Gomes