Prefeitura realiza obras de esgoto no Romeu Goulart

  • Iniciativa busca solucionar problema que vem sendo registrado desde 2012

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 21/11/2014 às 11:46   |   Imprimir

Buscando solucionar as falhas do esgoto sanitário do Residencial Romeu Goulart, localizado no bairro Pilau, a Prefeitura de Santo Ângelo está realizando obras no local. Desde a primeira entrega de apartamentos, ainda em 2012, estão ocorrendo problemas relacionados ao sistema implantado.

A estrutura existente não atende a demanda dos resíduos liberados nos 240 apartamentos entregues. Segundo o secretário de Habitação de Santo Ângelo, André Marques, a atual administração está empenhada na resolução do problema já que em 19 de dezembro deverão ser entregues as últimas 160 unidades do empreendimento.

Em novembro de 2013, o atual governo realizou as primeiras obras de melhoria, através da implantação de um filtro para complementar o sistema existente. No local, foram construídos quatro filtros e um sumidouro com capacidade de 240 metros cúbicos de filtragem.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Santo Ângelo, José Ricardo Ferreira, após serem liberados dos apartamentos, os resíduos passam da fossa séptica aos quatros filtros e são escoados em um sumidouro. Agora este sistema de esgoto, implantado em 2013, será complementado com a instalação de uma caixa que armazenará os resíduos líquidos e já filtrados.

– Quando a caixa atingir a capacidade máxima, um caminhão da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizará a coleta dos resíduos, evitando que o esgoto fique a céu aberto –, explicou Ferreira.

As obras foram acompanhadas pelos secretários de Habitação e de Meio Ambiente, André Marques e José Ricardo Ferreira e pelo vereador Pedro Waszkiewicz – o Pedrão.