NATAL CIDADE DOS ANJOS: grande público prestigia abertura

  • Programação iniciou na última sexta-feira, 11, na Praça Pinheiro Machado

    Assunto: Natal Cidade dos Anjos  |   Publicado em: 14/12/2015 às 15:19   |   Imprimir

Um grande público lotou a Praça Pinheiro Machado, na última sexta-feira, 11, para prestigiar a abertura do Natal Cidade dos Anjos 2015.

Ao declarar aberta oficialmente a programação, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, destacou que mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município a atual administração realiza pela terceira vez consecutiva um evento que leva a cultura, a arte e o entretenimento a toda a população. Além disso, de acordo com Andres esta edição do Natal Cidade dos Anjos possui um grande diferencial. “A maioria das atrações são ‘prata da casa’ e isso demonstra a valorização dos artistas locais”, afirmou.

Já o coordenador da Secretaria de Cultura de Santo Ângelo, professor e historiador, Mário Simon, que é autor do texto reproduzido no espetáculo “Morte e Vida de Sepé”, ressaltou que este espetáculo é diferenciado e apresenta a história do grande herói missioneiro o índio Sepé Tiaraju, distinguindo a figura histórica da figura mítica.

A solenidade de abertura oficial foi encerrada com a entrega da chave de Santo Ângelo ao Papai Noel pelo prefeito Andres.

Após, abrindo a programação artístico-cultural do Natal Cidade dos Anjos 2015 subiram ao palco da Praça Pinheiro Machado 222 alunos da Escola Sepé Tiaraju para apresentar o Natal Luz, que relembrou o Nascimento de Jesus Cristo resgatando o espírito do Natal.

 

A história de Sepé contada com o encanto da projeção mapeada

Principal atração do Natal Cidade dos Anjos desde 2013, o espetáculo em projeção mapeada surpreende e encanta a cada nova edição. Em 2015, o vídeo mapping tem um “sabor especial”.

Todo o espetáculo, intitulado “Morte e Vida de Sepé”, foi produzido em Santo Ângelo, com a participação de artistas locais, produção do Estúdio Coletânea de Jonas Demenghi e texto do professor e historiador, coordenador da Secretaria de Cultura de Santo Ângelo, Mário Simon.

O espetáculo é um verdadeiro show de som, luzes e imagens e conta nesta edição a história do herói missioneiro o índio Sepé Tiaraju.

A narração inicia com a decisão de que os Sete Povos das Missões passariam a ser território de Portugal, pelo Tratado de Madrid e os guaranis teriam que desocupar essas terras. Em um ato de bravura o índio José Tiaraju – o Sepé – liderou uma revolta que jamais foi contida, mas que causaria também a morte de Sepé.

Em 1756, pouco antes de morrer para se tornar um mito Sepé proferiu as palavras que se tornariam um hino para os Sete Povos das Missões: “esta terra tem dono!”. Todas essas passagens da história estão representadas neste inesquecível espetáculo, que será apresentado diariamente até 31 de dezembro.

O Natal Cidade dos Anjos 2015 é uma realização da Prefeitura de Santo Ângelo e Fecomércio/RS-Sesc, com apoio do Sindilojas Missões e patrocínio da Corsan, Banrisul,  Farmácias São João, Lojas Becker, Vivalar, Frigorífico Alibem, Rede de Postos Charrua e Redemaq.

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo