URI e Inovatec destinam protetores faciais e álcool gel à Secretaria de Saúde

  • Os itens serão utilizados pelos profissionais da Saúde na UPA 24 Horas e em todos os postos de Saúde do município

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 03/04/2020 às 08:27   |   Imprimir

A URI Santo Ângelo e a empresa Inovatec, instalada no TecnoURI, realizou a doação de 50 protetores faciais e dezenas de unidades de álcool gel à Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quinta-feira (02). Os itens serão utilizados pelos profissionais da Saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), no bairro Pippi, e nos postos de saúde do município.
Os protetores faciais são produzidos pela empresa Inovatec, no TecnoURI, em parceria com os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. Além disso, após a doação recebida pela Receita Federal de diferentes bebidas alcoólicas apreendidas, o laboratório do curso de Engenharia Química fez a destilação das bebidas para a produção de álcool com graduação 70%, em mistura com água destilada, sendo este tipo o utilizado na fabricação de álcool em gel e também utilizado para a sanitização.
O secretário municipal de Saúde, o médico Luis Carlos Cavalheiro, salientou a importância da participação da URI Santo Ângelo por meio de ações que buscam minimizar necessidades e gerar solidariedade. "Agradecemos a colaboração da universidade neste momento onde a ação conjunta é de importância fundamental no enfrentamento ao Coronavírus. A URI Santo Ângelo cumpre assim a sua função de universidade comunitária", disse.
De acordo com Jailton Jablonski, sócio-proprietário da Inovatec, as doações deste projeto já foram destinadas também ao Hospital Santo Ângelo (HSA), Hospital da Unimed, Brigada Militar e unidades de saúde e empresas de oito municípios da região noroeste. Além disso, o projeto desenvolvido já foi fornecido para empresas de Santa Rosa, Três de Maio e para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para que também possam produzir os materiais.
A entrega dos equipamentos à Secretaria Municipal de Saúde, contou com a presença do sócio-proprietário da Inovatec, Jailton Jablonski, e do coordenador do curso de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo, Flavio Kieckow.

Texto/fotos: Rodrigo Bergsleithner