Militares do B Com colaboração nas ações contra a dengue

  • Integrantes do Exército auxiliam nas operações diárias de eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 16/04/2024 às 09:26   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo, por meio da Vigilância Ambiental, segue realizando ações diárias de combate à dengue. Na semana passada, a ação passou a contar com a colaboração de militares do 1º Batalhão de Comunicações, atuando na luta contra o Aedes aegypti, agente transmissor da doença. Entre dez e 15 militares participam das atividades.
Na avaliação de Rodrigo Stankowski, coordenador da Vigilância Ambiental, a colaboração dos militares resultou em uma ação conjunta altamente eficaz no controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Durante uma semana intensa de trabalho, agentes de endemias e militares uniram esforços para vistoriar mais de 800 imóveis na cidade”, relatou.
Ainda de acordo com Rodrigo, essa parceria estratégica possibilitou uma cobertura ampla e rápida, alcançando áreas de difícil acesso e identificando potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue. “Além disso, a presença dos militares reforçou a capacidade logística da operação, permitindo uma atuação mais ágil e eficiente”, observou.
Segundo ele, mais de 500 focos de água parada foram eliminados, contribuindo significativamente para reduzir o risco de transmissão da doença na comunidade. “Essa iniciativa demonstra o impacto positivo que a colaboração entre diferentes órgãos pode ter no enfrentamento de desafios de saúde pública”.
CASOS
Conforme Rodrigo, Santo Ângelo possui cerca de 600 casos confirmados, sendo que mais da metade registrados na última semana. As ações estão sendo realizadas levando em consideração o entorno dos locais onde estão ocorrendo os casos.
Além da verificação e eliminação dos focos, das orientações à comunidade, a Vigilância segue realizando borrifação de produto biológico entre seis e oito horas por dia, incluindo sábados e domingos.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Vigilância Ambiental