Barreiras sanitárias para combater Coronavírus já monitoram mais de mil pessoas

  • Profissionais da saúde aferem temperaturas dos ocupantes dos veículos e orientam sobre medidas de prevenção à Covid-19

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 22/05/2020 às 16:13   |   Imprimir

Em mais uma semana de intensas atividades com a realização das barreiras com blitze sanitárias nas principais vias de acesso a Santo Ângelo, nas operações de combate à Covid-19, foram 1.126 veículos abordados em bloqueio do tráfego.
O trabalho envolve a distribuição de material informativo para orientar as pessoas sobre os riscos do vírus e como se prevenir, além do uso de equipamentos como termômetro a laser para verificar a temperatura dos que passam pelas barreiras.
As barreiras foram montadas nesta semana na Rua Tiradentes, no cruzamento com a Rua General Ernesto Dornelles; na ERS-344, junto ao posto da Polícia Rodoviária Estadual e nas proximidades da Perimetral Norte, na Rua dos Imigrantes, na Avenida Ipiranga e em diferentes acessos à cidade pela rodovia, nos lados norte e sul; e na RS-218, proximidades do trevo do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, as pessoas abordadas são submetidas à aferição da temperatura corporal, respondem questionários sobre a procedência da viagem, deixam seus contatos pessoais e informam se tiveram contatos com pessoas infectadas ou suspeitas da Covid-19 para o possível monitoramento. "Estão sendo realizadas outras formas de combate na cidade como a desinfecção de áreas públicas, além de informações sobre obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social e importância de ficar em casa", explica.
A medida está sendo executada pelo Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV), que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19, Defesa Civil, Brigada Militar e 1º BCom.
Durante a aferição, se o motorista ou passageiro apresentar temperatura corporal acima dos 38ºC ele é encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para outras avaliações médicas. Além disso, recebem orientações verbais, panfleto informativo e, caso necessitem, máscaras de proteção facial. As ações prosseguem na próxima segunda-feira (25).

Texto/fotos: Rodrigo Bergsleithner