Santo Ângelo abre a vacinação contra a COVID-19

  • Secretaria da Saúde está com a campanha adiantada e deve concluir a imunização do público alvo desta primeira etapa, antes do prazo previsto

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 20/01/2021 às 16:31   |   Imprimir

Santo Ângelo está seguindo rigorosamente o Plano Operacional de Vacinação Emergencial contra a COVID-19 organizado pelo Governo Municipal e abriu na tarde desta quarta-feira, 20, a campanha de imunização. Várias equipes volantes estão aplicando a primeira dose nos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento à COVID-19, nos lares de idosos em indígenas. A previsão é de que esta primeira etapa encerre no sábado, um dia antes do prazo final previsto.

A campanha de vacinação teve ato simbólico de abertura no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na presença de autoridades e profissionais de saúde, com a vacinação do cacique Anildo Kuaray Romeu, representando os indígenas da Aldeia Guarani Tekoá Pyáu, da Ressaca da Buriti, e da enfermeira Paula Morais, coordenadora da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) COVID do Hospital Santo Ângelo.

AÇÕES

Na solenidade de abertura, em uma breve manifestação, o prefeito Jacques Barbosa se disse emocionado com a chegada das vacinas no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e com o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em razão do sofrimento da população mundial, com a perda de milhares de vidas, e destacou as ações do município no enfrentamento à pandemia e o trabalho abnegado dos profissionais de saúde em defesa da vida.

O secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen, considerou a abertura da vacinação contra a COVID, um momento histórico para a saúde de Santo Ângelo após dez meses de luta. “Reafirmo o compromisso de trabalhar diuturnamente nesta campanha pela imunização comunitária. Eu acredito na vacina. Eu acredito na imunização”, disse o médico. Ele também pediu compreensão à população em respeito às várias fases de campanha de vacinação. “Todos serão vacinados. Porém precisamos seguir todos os protocolos”, concluiu.

IMUNIZADOS

Outros oito trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento a COVID na UPA 24 Horas e nos hospitais locais receberam a primeira dose da vacina Corovanac. Para o município foram dispensadas neste primeiro lote, 1383 doses do imunizante. A segunda dose deve ser aplicada em um prazo de 30 dias.

Também foram imunizados na largada da campanha a enfermeira Daniana Pompeo, servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde; Esaías Oliveira dos Reis, técnico de Enfermagem do Centro de Enfrentamento à COVID na UPA 24 Horas; Andressa Sobucki, técnica de Enfermagem vacinadora da Secretaria Municipal de Saúde; Clauber Roberto Liques, técnico de Enfermagem do SAMU; Denise Guerin, enfermeira do Centro de Enfrentamento à COVID na UPA 24 Horas e do Hospital Santo Ângelo (HSA); Juliana Perini, médica anestesista da Unidade de Tratamento Intensivo do HSA; Márcio dos Santos Dias, porteiro da Secretaria Municipal de Saúde; e Elsa Walter, serviços gerais do HSA

CAMPANHA

Já no primeiro dia de campanha, equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde deram início à aplicação das vacinas nos profissionais de saúde dos hospitais locais e do Centro de Triagem da UPA 24 Horas e, nos lares de idosos, imunizando hóspedes e funcionários.

A primeira idosa de Santo Ângelo a receber a vacina contra a COVID-19 foi à senhora Marilene Ritter, de 78 anos, hóspede da Casa de Repouso Aconchego da Melhor Idade, no Bairro Oliveira. Marilene é viúva do empresário santo-angelense Celso Ritter e está a dois anos no estabelecimento.

Fotos: Fernando Gomes