Mutirão contra a Dengue será realizado no Bairro Indubras

  • Ação realizada entre secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Vigilância Ambiental acontece nos turnos manhã e tarde desta quinta e sexta-feira

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 01/12/2021 às 08:21   |   Imprimir

O Governo Municipal segue intensificando o trabalho de varredura nos bairros com maior vulnerabilidade combatendo a proliferação do mosquito da dengue em Santo Ângelo. No verão, o clima é mais propício para o aumento da circulação do Aedes aegypti.

Nesta quinta e sexta (2 e 3), as secretarias municipais de Saúde e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e a Vigilância Ambiental estarão promovendo o 10º Mutirão de Combate à Dengue no bairro Garibaldi Carrera Machado (Indubras), nos turnos manhã e tarde. Durante a visita às residências, os profissionais da saúde realizarão o recolhimento de lixo e entulhos e prestarão orientações sobre os riscos e formas de prevenção.

O Aedes aegypti é o principal vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. A transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito infectada pelo vírus. Não há transmissão pelo contato direto entre as pessoas. Também não há transmissão por água, por alimentos ou por quaisquer objetos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Santo Ângelo, Flávio Christensen, o risco da doença aumenta nesta estação do ano e nos dias seguintes às chuvas. "A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. A melhor forma de prevenção é cuidar do ambiente para evitar focos de água parada onde ocorre a proliferação do mosquito. Por isso, é fundamental medidas preventivas para deixar a casa segura", explica.

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Selenir Arruda, os agentes de combate às endemias visitarão as residências, eliminando criadouros ou situações que acumulem água e possam ser propícias para a proliferação do mosquito. "Estamos mobilizados com este trabalho e realizando a identificação e eliminação dos possíveis focos. Por isso, pedimos a colaboração da comunidade eis que a participação social é fundamental para vencermos essa luta”, ressalta.

CASOS

Neste ano foram notificados 33 suspeitas de dengue em Santo Ângelo, sendo três casos autóctones e um importado foram confirmados. Também foi registrado um caso importado de chikungunya.

Prevenção é a melhor forma de se combater a dengue

Manter os quintais limpos, jogar fora o que não é utilizado e eliminar recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.

* Retirar água dos pratos de plantas.

* Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

* Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

* Instalar telas de proteção em janelas e portas, afastando o mosquito de ambientes internos;

* Usar repelente de inseto adequado a cada faixa etária.

Os principais sintomas da doença são:

* Febre alta: maior que 38,5ºC.

* Dores musculares intensas.

* Dor ao movimentar os olhos.

* Mal-estar.

* Falta de apetite.

* Dor de cabeça.

* Manchas vermelhas no corpo.

Texto: Rodrigo Bergsleithner

Foto: Fernando Gomes