Saúde confirma um caso e sete suspeitos de dengue em Santo Ângelo

  • Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, e do Meio Ambiente retomam o "mutirão contra a dengue" nesta quinta-feira no bairro Rogowski

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 23/03/2022 às 14:58   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo confirmou na manhã desta quarta-feira (23) um caso de dengue no município, além de sete suspeitos sob a análise do Laboratório Central do Estado (Lacen-RS). O caso identificado como positivo é de um morador do Centro da cidade, o resultado foi confirmado pelo Lacen-RS.


Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental e Sanitária, passou a intensificar as ações de combate à dengue, retomando os mutirões de limpeza nos bairros. O assunto foi pauta da reunião realizada nesta manhã, no auditório do Procon, entre a gestão da SMS e a direção da UPA 24 Horas.


Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Christensen, ressaltou alerta à população aos sintomas da doença e a relevância da colaboração de todos na limpeza de suas residências e seus pátios. "O objetivo é eliminar focos de água parada para, assim, eliminar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, precisamos da conscientização de todos, evitando o acúmulo de entulhos nos pátios de suas respectivas casas. A Saúde está retomando o mutirão de limpeza, mas todos precisam fazer a sua parte nesta guerra contra o mosquito", disse.


Christensen salienta que a doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, após o inseto já ter tido contato anterior com algum contaminado, e os sintomas podem aparecer no período compreendido entre três e 15 dias: febre, dor e manchas pelo corpo, náusea, vômitos e dor de cabeça (caracterizada pela dor nos olhos). "A orientação aos pacientes com sintomas similares é que busquem atendimento médico imediatamente, evitando a automedicação", explica.


Além do secretário Christensen, a reunião que debateu sobre o surgimento do primeiro caso de dengue na cidade, contou com a presença do diretor técnico da SMS, Rafael Matos, da coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Juliane da Rosa; o coordenador-geral da UPA 24 Horas, Cristiano Cordeiro; enfermeiro Daniel Pedroso de Souza; enfermeira Tamires Kluge Vione e a assessora da Direção-Geral da UPA 24 Horas, Estela Medeiros.


MUTIRÃO CONTRA A DENGUE NESTA QUINTA-FEIRA NO BAIRRO ROGOWSKI


Com início marcado para às 8h30min em frente ao Núcleo Comunitário do bairro Rogowski, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza o "Mutirão contra a Dengue", nos turnos manhã e tarde.


De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental de Santo Ângelo, Selenir Arruda, o objetivo do mutirão de limpeza é proteger a nossa população, "mas é necessário a conscientização e o trabalho de toda a comunidade, onde cada um deve fazer a sua parte, com a limpeza do seu próprio pátio e separando o lixo corretamente. Para eliminar os focos do mosquito e evitar a sua proliferação", disse.


Os moradores do bairro Rogowski poderão colocar os entulhos nas calçadas das suas ruas que os mesmos serão recolhidos. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 31 de março.


Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Rodrigo Bergsleithner e Rafael Matos