Nova ponte no interior vai facilitar escoamento da safra

  • Ligação entre comunidades atende antiga reivindicação de moradores e agricultores de Santo Ângelo que usam rota alternativa para a RS 344

    Assunto: Investimentos  |   Publicado em: 08/03/2018 às 08:28   |   Imprimir

Com a determinação de solucionar problemas crônicos que atingem diretamente a população da cidade e do interior, o Governo Municipal, através da Secretaria dos Transportes, está construindo uma nova ponte sobre o Rio São João, em trecho de 10 quilômetros da rodovia vicinal que liga a estrada velha de acesso a Giruá – via aterro sanitário - à RS 344. A estrada registra grande fluxo de máquinas agrícolas e caminhões no plantio e colheita de grãos, além de intenso trânsito de agricultores que residem na área. 
A obra iniciada nesta semana deve ser liberada para o tráfego no próximo sábado. Esta é a nona ponte construída em 15 meses da atual gestão interligando comunidades do interior. 
O trecho é bastante utilizado para o escoamento da safra de grãos, principalmente das lavouras oriundas do Distrito Sossego e localidades adjacentes, e para o deslocamento diário de moradores que enfrentavam há vários anos, frequentes problemas com alagamentos e interrupção do tráfego. “Estima-se que passem por aqui em época de safra, mais de 800 toneladas de grãos oriundas desta área do município. O transporte era prejudicado pelas fortes chuvas que tiravam o Rio São João do seu leito e interrompiam o tráfego. Estamos atendendo uma antiga reivindicação dos moradores e usuários da estrada”, disse Délcio Cargnelutti, diretor da Secretaria dos Transportes.
Para dar lugar à nova ponte, a equipe dos Transportes está retirando velhos tubos de concreto que já não suportavam mais a vazão de chuvas acima de 50 milímetros de precipitação e construindo passagem em madeira. Conforme Cargnelutti, o Governo Municipal cedeu madeira, a concretagem, mão de obra e serviços de aterro, enquanto a comunidade participa da construção com a doação de parte do material de sustentação da ponte. 
A ligação tem sete metros de largura, doze metros de comprimento e está sendo construída há uma altura de quatro metros do leito do Rio São João.

Fotos: Fernando Gomes