Por melhor divisão do Bolo Tributário prefeituras fecham as portas

 

Pelo menos 470 prefeituras gaúchas fecharam as portas nesta sexta-feira, 25, em apoio ao Movimento do Bolo promovido pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Na região da Associação dos Municípios das Missões (AMM) os 26 municípios paralisaram as atividades.

Em Santo Ângelo, a administração organizou um ato em frente ao Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira. Além disso, o prefeito Valdir Andres participou da mobilização coordenada pela AMM no trevo de acesso a Entre-Ijuís.

O protesto em todo o Estado é realizado em virtude da crise e da atual conjuntura do Pacto Federativo. A mobilização foi batizada de Movimento do Bolo, em referência à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário.

Atualmente, apenas 18% do montante dos recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, local onde moram as pessoas, os problemas aparecem e precisam ser resolvidos. A União fica com a maior fatia, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras.

 

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo