Encerrado 1º Curso de Voluntários da Defesa Civil

  • Formatura foi realizada na terça-feira, 29 de setembro, no auditório do Tereza Verzeri

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 30/09/2015 às 12:21   |   Imprimir

O auditório do Colégio Tereza Verzeri sediou na última terça-feira, 29 de setembro, a formatura do 1º Curso de Voluntários da Defesa Civil, promovido pela Prefeitura de Santo Ângelo, através do Departamento Municipal de Defesa Civil (Demudec).

O ato contou com a participação do comandante do 7º Regimento de Polícia Montada (7º RPMon), tenente-coronel José Vilmar Robaina da Jornada; o sub-comandante do 11º Comando Regional de Bombeiros (CRB), major Luiz Augusto Chagas de Freitas; a diretora do Colégio Tereza Verzeri, professora Maria do Carmo Uggeri Beltrame e a primeira-dama e vereadora, Zilá Andres, que é autora Lei 3.954, que institui o serviço de cidadão voluntário na Defesa Civil de Santo Ângelo.

O 1º Curso de Voluntários da Defesa Civil foi realizado em parceria com o Colégio Tereza Verzeri, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), Secretaria de Saúde de Santo Ângelo e Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Pela iniciativa foram capacitados 50 pessoas para atuar como voluntários em caso de sinistros no município – 27 através do projeto Força Voluntária e 23 estudantes do Colégio Tereza Verzeri, através do projeto Defesa Civil nas Escolas. O curso iniciou em 25 de agosto, com 20 horas/aula.

Segundo o diretor do Demudec, Luis Augusto Persigo, a formação de voluntários é uma das ações de fortalecimento do Plano de Contingência da Defesa Civil de Santo Ângelo, que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos no caso de emergência ou calamidades, relacionados aos desastres naturais. “O plano inclui ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, reduzindo os dados e prejuízos decorrentes de catástrofes naturais”, explicou Persigo.

 

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo