Comude define ações para a Consulta Popular em Santo Ângelo

  • Votação ocorre em 5, 6 e 7 de julho

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 01/07/2016 às 09:46   |   Imprimir

Os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Santo Ângelo (Comude) realizaram na quinta-feira, 30 de junho, uma reunião na Câmara de Vereadores. O encontro teve como objetivo a definição e os detalhes para a logística de votação da Consulta Popular 2016/2017, que ocorre em 5, 6 e 7 de julho.

Na reunião também foi determinada a instalação de três pontos para votação eletrônica no interior de Santo Ângelo, localizados nas escolas Nossa Senhora Aparecida (no Distrito do Sossego), Sargento Pedro Krinski, (na Barra do São João) e Nossa Senhora dos Navegantes (no Distrito de Três Sinos).

Neste ano, a votação será realizada apenas de forma digital. A população pode votar através do site (www.consultapopular.rs.gov.br) ou via aplicativo. Também é possível votar por mensagens de texto (SMS) via celular.

De acordo com o presidente do Comude, Nery Franco, a participação e o envolvimento de todos os setores da comunidade na votação das demandas da Consulta Popular é de suma importância para Santo Ângelo. “Trata-se de mais um instrumento de aporte financeiro para o município, local onde as coisas acontecem, onde as pessoas vivem. Precisamos da mobilização de todos, para que possamos afirmar em forma de voto nossos anseios sobre o desenvolvimento local”, explicou.

 

Voto via SMS

A principal novidade para essa edição é a praticidade do voto através do celular, via mensagem de texto (SMS) enviada para o número 28908. A mensagem deve conter a palavra chave RSVOTO (em letras maiúsculas ou minúsculas) seguida do número do título de eleitor e da demanda escolhida para votação. Cada item deve ser separado por #. Exemplo: RSVOTO#número do título#número da demanda.

 

Demandas

Para Santo Ângelo os programas elencados são:

1 - SAÚDE - Qualificação e financiamento da rede de atenção - Consolidando a regionalização da saúde.

2 - AGRICULTURA - Melhoramento de estradas vicinais.

3 - EDUCAÇÃO - Formação continuada - Ressignificando a prática pedagógica da rede pública estadual.

4 - DESENVOLVIMENTO RURAL - Apoio à agroindústria familiar.

5 - AGRICULTURA - Apoio à cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte

6 - DESENVOLVIMENTO RURAL - Apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar.

7 - AGRICULTURA - Correção, recuperação e manutenção do solo.

8 - MINAS E ENERGIA - Redes elétricas trifásicas para a agricultura familiar.

9 - DESENVOLVIMENTO RURAL - Incentivo ao uso e a geração de energia por meio de fontes alternativa e melhoria da qualidade da energia no campo.

10 - CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Programa de apoio a iniciativas locais.

 

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de Santo Ângelo