Plano Estratégico de Desenvolvimento é tema de reunião do Conselhão

  • Encontro ocorreu nesta terça-feira, 2, na URI

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 02/08/2016 às 13:54   |   Imprimir

A Administração de Santo Ângelo realizou nesta terça-feira, 2, a 16ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Santo Ângelo (CDES/SA) – o Conselhão. O encontro ocorreu na Universidade Regional Integrada (URI).

Neste que foi o primeiro encontro coordenado pelo diretor-geral da URI, Gilberto Pacheco foram discutidos assuntos relacionados ao Planejamento Estratégico do Corede Missões. O Plano Estratégico de Desenvolvimento é um documento que estabelece projetos que possam ser objeto de negociação para implantação de estratégias efetivas de desenvolvimento regional.

Esse diagnóstico foi realizado em 2009 pela URI e agora passará por uma atualização, projetando ações para o desenvolvimento regional entre 2017 e 2030. O objetivo é apresentar o novo Planejamento Estratégico do Corede Missões até dezembro de 2016.

O coordenador do Conselhão, diretor-geral da URI, Gilberto Pacheco, destacou que nesse processo de atualização do Planejamento Estratégico é imprescindível  a participação da sociedade civil, entidades e poder público. Ainda de acordo com Pacheco, o Planejamento Estratégico é uma importante ferramenta de orientação aos prefeitos já que governar é definir prioridades.

Já o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, ressaltou que essa radiografia das Missões terá papel fundamental para traçar um caminho em busca do desenvolvimento regional, apontando ainda as principais necessidades no que diz respeito ao desenvolvimento das Missões.

 

TRABALHO

A atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Corede Missões já iniciou e a primeira etapa (diagnóstico) já foi realizada em 22 municípios de um total de 25. Os trabalhos são coordenados por uma equipe técnica de pesquisadores composta por Berenice Beatriz Rossner Wbatuba, Daniel Claudy da Silveira, Luis Claudio Villani Ortiz, Rômulo Madrid de Mello e Anderson Lyska.

 

Priscila Nhoatto / AI Prefeitura de Santo Ângelo