Projeto aprovado pelo “Pró-Cultura” está em execução

  • O espetáculo “Comida e Arte” é uma das propostas escolhidas e leva o teatro para a comunidade santo-angelense

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 01/03/2019 às 10:31   |   Imprimir

Nesta quarta-feira, 27, foi realizada a primeira apresentação do projeto “Comida e Arte” da Turma do Dionísio Produção de Espetáculos Culturais e LTDA. Esta foi uma das vinte e cinco produções culturais aprovadas pelo “Edital Pró-Cultura aproximando culturas”. 
O edital é uma parceria entre o Município e Estado do Rio Grande do Sul que resultou na destinação de R$ 200 mil para a área cultural, um dos maiores investimentos na área cultural das últimas décadas, com estes recursos 25 projetos de Santo Ângelo foram aprovados em abrangentes âmbitos da cultura. 
PROJETO COMIDA E ARTE
A peça “As peripécias de Juju e Chimia” é uma história de bom humor que diverte todos os presentes no espetáculo. Em cena eles mostram os desafios enfrentados por dois palhaços em busca de uma vida saudável e de uma boa amizade. Para se aproximar do público, a peça é interativa e utiliza diversas linguagens artísticas como música, bonecos e máscaras. 
A peça foi realizada no salão da Igreja São José, do Bairro Dido, e os primeiros espectadores foram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrada Família. De acordo com a diretora do educandário, Giovana da Silva Vargas, participaram do evento os estudantes da pré-escola, sexto, sétimo, oitavo e nono ano. 
De acordo com o ator Jerson Fontana, o projeto foi criado com o objetivo de levar peças teatrais ao público em geral de forma gratuita, e a escolha de apresentar “As peripécias de Juju e Chimia” foi dada pelo espetáculo ter uma linguagem bem popular o que ajuda ao entendimento dos espectadores.
Ainda segundo Jerson, foi de extrema importância ser um dos vinte e cinco projetos aprovados pelo edital. “Somos uma empresa cultural, um grupo profissional de teatro que realiza suas apresentações por meio de parceria com produtores e contratantes, se não tivéssemos nosso projeto aprovado, não teríamos como levar a peça para bairros da cidade e nem realizar oficinas sobre canto, vídeo e uso de máscaras nas artes cênicas gratuitamente”, declarou. 
As oficinas de canto, vídeo e de uso de máscaras nas artes cênicas serão realizadas entre os dias 25 e 30 de março, no Centro Municipal de Cultura, para participar é necessário ter mais de 15 anos e realizar a inscrição antecipadamente, maiores informações podem ser obtidas pela página do Facebook “Projeto Comida e Arte”. 
Quem tiver interesse em prestigiar a peça, ela é aberta para a comunidade e será apresentada no dia 18 na Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha às 19 horas, no dia 19 na Escola Abílio Lautert às 18 horas e, no dia 20, na Escola Augusto Nascimento e Silva às 10h20min.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: A Turma do Dionísio/Divulgação