Comitiva do Governo Municipal visita a comunidade Mbyá-Guarany

  • Os integrantes do acampamento inauguraram um espaço para receber visitantes

    Assunto: História   |   Publicado em: 23/01/2019 às 14:23   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa e a primeira-dama Juliana Barbosa, juntamente com o secretário de Indústria e Comércio, João Baptista Santos Silva, membros das equipes das secretarias municipais de Cultura e Turismo, Esporte, Lazer e Juventude e o advogado Paulo Leal visitaram na terça-feira, 22, o acampamento Guavirá Poty da comunidade Mbyá-Guarany.
A comunidade possui cerca de quarenta índios e está localizada em uma propriedade particular na Linha Paraíso enquanto aguardam a aquisição de um local para iniciar uma aldeia definitiva. A comitiva foi recebida pelo Cacique Floriano (Werá Xondaro) e seus familiares que realizaram um ritual típico Mbyá com danças e músicas para inaugurar um local construído com pindó (folhas de coqueiro) e taquara para receber visitantes. 
A comitiva também conheceu um pouco mais sobre a fonte de renda da comunidade que vem da confecção de artesanatos que são vendidos na cidade. Durante a visita, Jacques reiterou seu compromisso com a comunidade e a primeira-dama Juliana os convidou para conhecer a Central do Bem e a colocou à disposição dos indígenas. 
HISTÓRIA
Os Mbyá-guarany são remanescentes do período anterior à vinda dos Jesuítas para as Missões e vivem em harmonia entre seus integrantes e a natureza que Voltaire, teria relatado em uma carta, escrita na Europa no sec. XVIII, que essa comunidade viveria tal e qual os relatos feitos na Bíblia a respeito do paraíso.
Werá Xondaro (Floriano) é comendador do mérito cultural, honraria recebida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil. Fala quatro línguas, toca violino e é regente do Coral da aldeia.

Fotos: Fernando Gomes