Prefeito Jacques colhe informações e conhece projetos em visitas a sítios arqueológicos paraguaios

  • Governo Municipal trabalha no desenvolvimento de ações que incrementem o turismo local

    Assunto: História   |   Publicado em: 20/08/2019 às 15:56   |   Imprimir

O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, aproveitou a sua estada no Paraguai para a abertura da primeira Caminhada Internacional das Missões Jesuíticas e conheceu reduções paraguaias buscando informações a respeito da forma como é divulgado e apresentado o patrimônio histórico aos turistas.
Ao lado da primeira-dama Juliana Barbosa, o prefeito visitou as reduções de La Santíssima Trinidad de Paraná, Jesús de Tavarangue e San Cosme y Damián, além de San Ignácio Guazu, que sediou a largada da peregrinação, juntamente com o secretário municipal de Turismo, Vando Ribeiro de Souza, do deputado federal Darcísio Perondi e de Romaldo Melher, da Operadora de Turismo Caminho das Missões.
A redução de San Ignácio Guazu destaca-se por ser a primeira dos 30 povos missioneiros, fundada em 1609. Jacques destaca o Museu Diocesano localizado na cidade. O prefeito santo-angelense diz ter ficado impressionado com o acervo e especialmente por algumas salas, como a da Criação, que conta a história da Companhia de Jesus. “O detalhe especial para nós santo-angelenses é a belíssima imagem do Anjo Custódio.”
Outro destaque são as imagens de São Inácio de Loyola, São Francisco de Borja e São Francisco Xavier que estão na Sala da Companhia de Jesus.
Na Redução de La Santíssima Trinidad de Paraná, fundada em 1706, Jacques conheceu o Patrimônio Mundial, declarado pela UNESCO em 1993. “Das reduções paraguaias é a mais bem conservada”, observou o prefeito. No local, foram conhecidas esculturas e a maquete da antiga redução. “Possui o maior templo de todas as reduções, com muitos detalhes expostos que explicam como funcionava a vida naquela comunidade”.
Outro Patrimônio Mundial visitado pelo chefe do Executivo santo-angelense foi a redução de Jesús de Tavarangue, fundada em 1685. Os missioneiros puderam conhecer a igreja restaurada, além de oficinas e casas indígenas que estão sendo restauradas. “É a única das reduções quem tem construção em estilo mourisco, característico da cultura muçulmana”, comentou. Outro detalhe que chamou a atenção do prefeito é que a visita é feita com o acompanhamento de um guia gratuito.
Jacques e o secretário Vando conheceram ainda o espetáculo da projeção mapeada em 3D desenvolvido na redução de Jesús de Tavarangue. Ainda recebeu da chefe da Missão Jesuítica de Jesús de Tavarangue, Ana Belem Espíndola Servian, o projeto que está sendo trabalhado para implantar um espetáculo com hologramas no local. “Também trabalhamos um projeto semelhante para Santo Ângelo. Por isso, foi importante conhecermos as ideias que o Ministério do Turismo paraguaio está trabalhando”.
Em San Cosme y Damián, redução fundada em 1632, além dos resquícios da missão jesuítica está o Centro de Interpretación Astronómica Buenaventura Suárez. O espaço foi criado pelo fato de que residiu na redução o jesuíta Buenaventura Suárez, considerado o primeiro astrônomo do Hemisfério Sul. É ainda a única redução que preservou o colégio fundado pelos jesuítas para educar as crianças guaranis e conserva o relógio solar em pedra.
O prefeito Jacques Barbosa observa que todas as reduções visitadas são muito bem cuidadas, com equipes atenciosas e prontas para esclarecer dúvidas dos turistas. Ele defende que seja realizado um trabalho especial que busque incentivar o intercâmbio de missioneiros do Brasil, Paraguai e Argentina para que conheçam as reduções dos países vizinhos. “Temos uma história que nos une e patrimônios extremamente interessantes de serem conhecidos e até mesmo para ter mais detalhes de algumas maneiras e espetáculos que são apresentados nesses locais, visando o aumento no número de visitantes”, observou.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes