Andres acompanha obras de esgoto no Romeu Goulart

  • Novo sistema deverá estar concluído até a próxima sexta-feira, 22

    Assunto: Infraestrutura  |   Publicado em: 20/11/2013 às 14:58   |   Imprimir

O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres acompanhou no sábado, 16, a execução das obras de construção de um novo filtro para o esgoto sanitário do Residencial Romeu Goulart Loureiro, localizado no bairro Pilau. As obras são realizadas pela Prefeitura de Santo Ângelo, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente (Demam) e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Santo Ângelo, José Ricardo Ferreira, o novo filtro completará o sistema de esgoto já existente no residencial e que não atende a demanda dos resíduos liberados nos 160 apartamentos. Ferreira explicou que foram construídos no local, quatro filtros e um sumidouro com capacidade de 240 metros cúbicos de filtragem.
Após serem liberados dos apartamentos, os resíduos passam da fossa séptica aos quatros filtros e são escoados no sumidouro. Ferreira esclareceu que este sistema de esgoto é o adequado para o volume de esgoto dispensado nas residências, já que o processo existente não comporta a demanda dos moradores.
O novo sistema de esgoto prevê ainda a análise do resíduo líquido que será armazenado no sumidouro. O secretário de Meio Ambiente destacou que essa avaliação será realizada pela Corsan. "Com o resultado da análise será definido o local mais apropriado para o descarte do resíduo líquido", afirmou.
Como o sistema de esgoto existente no residencial não comportava o volume liberado pelos apartamentos, caminhões do Demam estavam fazendo a coleta diariamente, evitando que o esgoto ficasse a céu aberto. O novo sistema deve estar concluído até a sexta-feira, 22, solucionando o problema.
Os secretários de Administração e de Meio Ambiente, Luiz Ghellar e José Ricardo Ferreira acompanharam o prefeito na vista à obra.