Comunidades do interior reivindicam junto ao prefeito

  • Moradores relataram que estado precário das estradas remete à situação de abandono da zona rural

    Assunto: Município  |   Publicado em: 03/02/2017 às 08:06   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa segue à risca sua proposta de manter o gabinete de portas abertas e instalar o diálogo junto à comunidade. Nesta quinta-feira, 2, o chefe do Executivo e o vice-prefeito Bruno Hesse, receberam quatro comunidades do interior para ouvir e encaminhar reivindicações aos seus colaboradores de governo.

Em audiência agendada pelo presidente do Poder Legislativo Adolar Queiroz e pelo vereador Ademir Queiroz, representantes dos moradores de Rincão dos Mendes, Rincão dos Meotti, Ilha Grande e Nossa Senhora das Graças, apresentaram ao prefeito uma extensa pauta de pleitos, respaldada por mais de 700 assinaturas, em benefício de suas comunidades. A recuperação de estradas liderou as manifestações dos agricultores.

O presidente do Núcleo Comunitário do Rincão dos Mendes, Antônio Pedó, em nome da comunidade, solicitou ao prefeito o encascalhamento, patrolamento e a construção de bueiros na estrada principal que liga a sede do município à localidade e nas vias vicinais que, segundo ele, estão intransitáveis. A instalação de redutores de velocidade no centro da comunidade e implantação de pavimentação asfáltica num trecho de cinco quilômetros, entre a ponte da Santa Bárbara até a localidade Três Mártires. Pedó justificou os pleitos afirmando que as melhorias solicitadas refletirão na economia do município, pois a base das comunidades é a agricultura familiar, que utiliza dos trechos para o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros, de leite e de embutidos, além de oferecer estradas de melhor qualidade para o serviço de transporte escolar. “É preciso dar infraestrutura para as comunidades desenvolverem-se, há um potencial muito grande nesta região do município e queremos explorá-lo”, assinalou O presidente do núcleo comunitário, referindo-se à produção orgânica de alimentos e ao turismo rural.

Adolar Queiroz relatou que esteve acompanhando de perto a situação das estradas das localidades e constatou a precariedade dos trechos. “Sabemos das dificuldades, das limitações de orçamento, porém são medidas a serem tomadas com certa urgência e garantir boas estradas para o escoamento da produção, em especial, da safra que se avizinha”, argumentou o presidente da Câmara de Vereadores.

Já o vereador Ademir Queiroz também pleiteou junto ao prefeito, melhorias na rede de abastecimento de água do Rincão dos Meotti, que tem apresentado problemas freqüentes e a instalação de água no cemitério da comunidade Nossa Senhora das Graças.

“É preciso avançar e promover melhorias para a população rural, como reconhecimento à importância da agricultura familiar para o município. O que é possível fazer com recursos próprios, faremos, o que não é, vamos buscar recursos para atender as demandas”, frisou o prefeito. Jacques declarou que os serviços nas estradas gerais das comunidades pleiteantes serão realizados em breve, segundo o cronograma de trabalho da Secretaria Municipal dos Transportes.

Jacques repassou aos produtores projetos que vem de encontro à melhoria da qualidade de vida da população e que terão prioridade em sua gestão, destacando a manutenção das estradas em condições de trafegabilidade, telefonia e internet, o fortalecimento da agricultura familiar e das agroindústrias. “Temos de amparar as agroindústrias do município, resolver a situação das feiras dos produtores de hortifrutigranjeiros e buscar um sistema integrado de desenvolvimento do meio rural, onde produção, industrialização e comercialização andem em sintonia”, concluiu.

Além de um grande número de moradores, a audiência teve a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin e da sindicalista Sônia Lemos Contri; Marivane Schirmer, presidente do Clube de Mães Laços de Amizade; da secretária do Setor Administrativo do núcleo comunitário, Mirtes Kessler e de Clodoveu Miguel da Rosa, coordenador do Movimento Comunitário de Santo Ângelo (Mocosa).

Fotos: Fernando Gomes