Produtos da merenda escolar oriundos da agricultura familiar são avaliados

  • Gêneros alimentícios deverão integrar a alimentação escolar no Ano Letivo de 2015

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 14/01/2015 às 14:01   |   Imprimir

A Administração de Santo Ângelo, através da Secretaria de Educação realizou na última terça-feira, 13, a degustação dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar e que deverão integrar a alimentação escolar no Ano Letivo de 2015.

A atividade teve a participação da secretária de Educação, Rosa Maria de Souza e os produtos foram avaliados pela equipe do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação – coordenadora Elaine Rith, nutricionistas Eliane Tiecher de Borba e Jeni Colla e pelo Marilene Brazil –, pelo coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Ubiratan Alencastro; pela técnica Agrícola da Secretaria da Agricultura, Andressa Teloeken Hunger e pela presidente do Conselho de Alimentação Escola (CAE), Grace Taday.

Os produtos foram analisados de acordo com o sabor, manejo e embalagem e são proveniente de agroindústrias e cooperativas do município.

A aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar está prevista na Lei 11.947 de 16 de junho de 2009. Segundo a secretária de Educação de Santo Ângelo, Rosa Maria de Souza, a legislação prevê que 30% do valor investido na aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar seja proveniente da agricultura familiar.

Entre os produtos adquiridos da agricultura familiar de Santo Ângelo para a merenda escolar estão os farináceos (pães, bolachas e cucas), hortifrutigranjeiros (cenoura, beterraba, alface, tomate, moranga e ervilha em grão), derivados de leite (queijo e doce-de-leite), grãos (feijão e amendoim), chimias e frutas (morango e bergamota sem ácido).

Os recursos para a aquisição dos gêneros alimentícios que integram a merenda escolar são do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).