Prefeito Valdir Andres participa do Centenário da Igreja Luterana

  • Festa foi realizada ao meio-dia de domingo na Colônia Municipal, no interior de Santo Ângelo

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 09/02/2015 às 11:01   |   Imprimir

No domingo, 8 de fevereiro, o prefeito Valdir Andres e a Primeira Dama, vereadora Zilá Andres, acompanhados da vice-prefeita Nara Damião Makvitz, estiveram presentes na festa do Centenário da Igreja Evangélica Luterana Cristo, na Colônia Municipal, na zona rural de Santo Ângelo, em um almoço de confraternização. O evento contou com as presenças do presidente e do vice-presidente nacionais da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Egon Kopereck e Airton Schroeder, respectivamente, além do pastor presidente da Igreja Evangélica Luterana Cristo, Alex Schmöekel.

 

Durante o seu discurso de boas-vindas, o prefeito Valdir Andres parabenizou a Congregação Luterana pela histórica marca dos 100 anos e evidenciou a força da comunidade na história de Santo Ângelo. “Este é um grande evento da comunidade luterana que é mais um capítulo da rica história santo-angelense. A comunidade está de parabéns pelo trabalho que desenvolve e por esta brilhante festa no dia de hoje”, disse.

 

Da Administração Municipal de Santo Ângelo, estiveram presentes os secretários municipais Luiz Ghellar (Administração), Nery Dominguez Franco (Planejamento), José Ricardo Martins Ferreira (Meio Ambiente), além do diretor de gabinete, Michael Gindri Bueno, e do coordenador da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Trevisan.

100 ANOS – A área onde surgiu o povoado de Colônia Municipal pertencia ao Estado e no ano de 1902 houve uma transação com o município de Santo Ângelo para o efeito de colonização e povoamento. Assim surgiu o primeiro distrito de Santo Ângelo, distante 36 quilômetros do centro da cidade. Em 1903, o Intendente Coronel Bráulio de Oliveira dividiu a Colônia Municipal em 177 lotes de povoamento, onde foram assentadas diversas famílias de colonos brasileiros, alemães e italianos. Os alemães traziam consigo a religião protestante. Assim, em 24 de fevereiro de 1915, foi fundada a Congregação Cristo de Colônia Municipal pelo missionário americano Albert Lehenbauer. Em 1921, veio o primeiro pastor presidente, Erich A. Müller. No ano de 1940, a paróquia separou-se de Santo Ângelo, passando a fazer parte da Paróquia do Distrito de Buriti.

Matéria e fotos: Rodrigo Bergsleithner/AI Prefeitura de Santo Ângelo